Governo comenta ‘sumiço’ de vacinas no Piauí


O Governo do Piauí comentou a informação de que doses de vacinas contra Covid-19 distribuídas para o estado estariam sumindo. Conforme o governo, o fato trata-se de uma notícia falsa e destacou a vacinação no estado que, na lista divulgada pela revista Veja, ficou em segundo lugar, atrás apenas do estado do Pará. 

Sobre o sumiço da dose o governo disse: “Não sumiram [as vacinas]. A diferença no número, ocorre porque o Piauí guarda as doses de vacina para a segunda etapa de imunização. As mesmas, só são distribuídas em um prazo de 28 dias ou três meses depois, dependendo de qual vacina seja. Nós temos reuniões semanais com todos os nossos Conselhos de Secretários Municipais para mantermos um controle maior da entrega. Nunca registramos a entrega no dia que enviamos aos municípios. O registro só acontece quando eles recebem”, explicou.

Segundo o governo, o Piauí já recebeu 461.980 doses das vacinas do Instituto Butantan e da Oxford/AstraZeneca. Ainda de acordo com dados divulgados pelo Estado, até esta quarta-feira (31/03), o estado já vacinou 289.017 pessoas contra a Covid-19, segundo dados do Vacinômetro, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Foram imunizados com a primeira dose 239.147 e com a segunda dose 49.870 piauienses.