Wellington Dias prorroga medidas restritivas e diminui o toque de recolher

O governador do Piauí, Wellington Dias, decidiu prorrogar as medidas restritivas no Piauí para conter o avanço do novo coronavírus. Neste sábado (10), o Decreto 19.756 foi publicado no Diário Oficial do Estado e tem validade até o dia 18 de abril.

A decisão do governador foi tomada baseada em resolução emitida pelo Comitê de Operações Especiais (COE), indicando a necessidade de continuar com as medidas de controle para diminuir a transmissibilidade da COVID-19.

Com o decreto, o toque de recolher vai começar às 22h e termina às 5h da manhã. Entre os dias 12 a 15 de abril, o comércio pode funcionar até às 17h ou até às 19h, desde que não ultrapasse nove horas de funcionamento. Nos shoppings, as lojas poderão abrir de 12h às 20h.

Bares, restaurantes, trailers e lanchonetes podem funcionar até às 21h, mas não podem realizar confraternização, festas ou qualquer evento que gere aglomeração. O uso de som mecânico, com músicos ou instrumental é permitido desde que não haja aglomerações.

Já no período de 16 a 18 de abril, ficarão suspensas todas as atividades econômico-sociais, com exceção das seguintes atividades consideradas essenciais, como mercearias, supermercados, padarias e afins, farmácias, oficinas mecânicas e borracharias. Também poderão funcionar neste período lojas de conveniência e serviços de alimentação situadas em rodovias, exclusivamente para atendimento de pessoas em trânsito (viajantes). Postos de combustíveis também poderão funcionar.

Templos, igrejas, centros espíritas e terreiros podem funcionar com atividades presenciais com público limitado a 25% da sua capacidade, não podendo haver mais de uma celebração diária, nem podendo esta ultrapassar duas horas de duração.

Hotéis também poderão abrir, mas com atendimento exclusivo dos hóspedes, sendo que a alimentação deverá ser no quarto.