Pacientes renais viajam mais de 200 km para fazer hemodiálise no Sul do Piauí; Veja o vídeo!

O vereador Victor Paixão (PSD) do município de São Raimundo Nonato fez um documentário mostrando o que pacientes renais da cidade passam para realizar o tratamento, por hemodiálise. Por um dia, o parlamentar Victor Paixão acompanhou o trajeto enfrentado pelos pacientes para fazer o procedimento em Floriano, distante 277 km de São Raimundo Nonato.

Conforme o vídeo, os pacientes saem por volta das 6h30 de São Raimundo Nonato em vans com destino Floriano. No grupo de pacientes que realizam esse trajeto tem jovens, idosos e deficientes. Uma das pacientes é uma jovem deficiente portadora da doença osteogênese imperfeita, mais conhecida como ossos de vidro, além de problemas renais.

De acordo com a mãe da jovem, a senhora Marta, a paciente já quebrou duas vezes os pés durante as viagens, que duram mais de 3h. “Ela não aguenta. Ela tem os ossos de vidro. Se tivesse [o centro de hemodiálise em São Raimundo Nonato] seria mais fácil. É muito difícil para mim. Estamos sofrendo muito com ela”, relatou a mãe de uma paciente renal.

O vereador fez todo o acompanhamento para mostrar a realidade e as dificuldades que os pacientes enfrentam durante essas longas viagens, e ainda sensibilizar as autoridades para criarem um centro de hemodiálise em São Raimundo Nonato. “Nós apelamos mais uma vez as autoridades, especialmente ao governador do estado [Wellington Dias]. São Raimundo Nonato e região precisa com urgência desse centro de hemodiálise. Isso não é politicagem. Isso é um pedido humanitário”, pediu emocionando o parlamentar.

Confira o documentário completo!