Médica é investigada por crime de injúria racial contra enfermeira no HUT


O Hospital de Urgência de Teresina (HUT), informou que irá investigar um caso de de injúria racial que teria ocorrido na noite desse domingo (03/05), no Centro Cirúrgico da unidade de saúde.

Segundo a enfermeira, identificada como Laiane Nunes, uma médica a teria se referido a ela como ‘escurinha’. O episódio teria acontecido no momento em que à médica pediu para uma técnica de enfermagem chamar a enfermeira.

“Uma técnica de enfermagem disse que ela falou: chame ali aquela enfermeira escurinha. Em seguida, uma outra enfermeira disse que ouviu ela falando para os colegas que tinha falado isso mesmo, porque não sabia meu nome”, relatou a enfermeira.

O HUT se pronunciou sobre o ocorrido através de nota e, informou que está realizando uma apuração interna para maior detalhamento dos fatos na Ouvidoria, à fim de subsidiar a posterior instauração de um Processo Administrativo Disciplinar.  A Polícia Civil, também recebeu denúncia sobre o caso.

Leia a nota na íntegra:

O Hospital de Urgência de Teresina, Prof. Zenon Rocha (HUT) é uma instituição que tem como foco a gestão transparente. 

Sobre uma acusação de racismo envolvendo servidores, informamos que uma apuração interna para maior detalhamento dos fatos está em curso na Ouvidoria, a fim de subsidiar a posterior instauração de um Processo Administrativo Disciplinar. 

O HUT lamenta profundamente o ocorrido e defende uma sociedade plural e democrática com eliminação de todas as formas de preconceito e discriminação.

Reafirmamos nosso compromisso de salvar vidas e o restabelecimento da saúde dos usuários atendidos nessa que é maior urgência e emergência pública do município de Teresina