Siga as Redes Sociais

Piauí

Sem estrutura, médicos atendem pacientes embaixo de árvore no interior do Piauí

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

É notório que a situação da saúde no estado do Piauí não anda bem. Inúmeros episódios comprovam as dificuldades que os hospitais piauienses vem enfrentando, tanto no interior, quanto na capital. Na cidade de União-PI, os médicos atendem os pacientes embaixo de árvores, após o Posto de Saúde da localidade Santa Rita, na zona Rural do município ter sido fechado, em novembro de 2018.

Além disso, os funcionários também reclamam do atraso salarial, além da escassez de materiais para o atendimento básico como falta de medicamentos, vacinas e até seringas. Segundo eles, em repetidas ocasiões nem mesmo um simples papel para receituário havia nos postos.

Relatos de pacientes, dão conta de que no último sábado (27), havia um único médico de plantão no Hospital Estadual de União, e este, já estava no a mais de trinta horas atendendo, por não haver um substituto.

Em pronunciamentos anteriores, o prefeito do município, Paulo Henrique Costa (PSD), informou que o fato se deve a falta do repasse do cofinanciamento da saúde, contrapartida financeira dada pelo governo para ajudar a manter os serviços básicos de saúde nos municípios.

No entanto, uma denúncia realizada pelo Portal de União revelou que os balancetes da secretaria municipal de Saúde são superfaturados. Notas fiscais comprovam que a compra de produtos chegam a superar 100% do valor de venda no mercado local, por exemplo. Além disso, outro fato chamou atenção: os produtos em questão, são comprados em uma das empresas investigadas pela Operação Boca Livre da Polícia Federal, que investiga um esquema de desvio de recursos da merenda escolar no Piauí.

Veja as notas:

O outro lado

Nossa equipe não conseguiu localizar o prefeito para falar sobre o caso. Mas deixamos o espaço aberto para direito de resposta.

Saúde

Piauí registra cinco óbitos e 351 casos de Covid-19 em 24h

Avatar

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) divulgou neste sábado (16), que o estado do Piauí registrou em 24h, 05 óbitos e 351 casos de COVID-19. O estado já registrou 151.397 casos confirmados e 2.950 mortes.

Um homem e quatro mulheres foram vítimas da Covid-19. Ele era da cidade de Manoel Emídio (78 anos). As mulheres eram de Guaribas (75 anos), Parnaíba (66 anos), Picos (73 anos) e São João do Piauí (75 anos). Todas as vítimas possuíam comorbidades.

Os casos confirmados no estado somam 151.397 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 2.950 e foram registrados em 203 municípios. Até agora, morreram 1.730 homens e 1.220 mulheres.

Continue Lendo

Piauí

Motociclista morre após sofrer grave acidente na BR-407 no Piauí

Avatar

Publicado

em

Um motociclista identificado apenas como Gilberto morreu durante um grave acidente na tarde desse sábado (16) na BR-407, no município de Jaicós, no interior do Piauí.

De acordo com informações de populares, o motociclista foi colhido por um veículo após ter invadido a BR-407 sem prestar os devidos cuidados. O carro seguia na rodovia, sentido Picos/Jaicós.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e constatou a morte do motociclista. Os ocupantes do carro saíram ilesos, e permanecem no local do acidente. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para apurar as causas do acidente.

Continue Lendo

Piauí

Strans terá plano de ação para controle do trânsito durante o Enem

Avatar

Publicado

em

A Superintendência de Transportes e Trânsito (Strans), por intermédio da Diretoria de Operação e Fiscalização de Trânsito (DOFT), irá colocar em prática neste domingo (17) o plano de ação desenvolvido para garantir o fluxo de pessoas e veículos nos locais de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A STRANS irá atuar de modo preventivo orientando pedestres e motoristas que se deslocarem para os centros de aplicação das provas.Os agentes de trânsito irão trabalhar de modo a garantir maior mobilidade e segurança durante o deslocamento nas vias abertas a circulação.

“Nosso contingente estará posicionado no Centro Integrado, a partir das 6h, na Secretaria de Segurança Pública do Piauí, juntamente com a guarda municipal e todos os policiais destinados para a fiscalização. Vamos nos posicionar em pontos críticos da cidade para dar fluidez ao trânsito, deverá ser um efetivo bastante significativo para dar fluidez ao trânsito”, disse a gerente de Operação e Fiscalização de Trânsito, Carla Tatiana.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat