Sem estrutura, médicos atendem pacientes embaixo de árvore no interior do Piauí

É notório que a situação da saúde no estado do Piauí não anda bem. Inúmeros episódios comprovam as dificuldades que os hospitais piauienses vem enfrentando, tanto no interior, quanto na capital. Na cidade de União-PI, os médicos atendem os pacientes embaixo de árvores, após o Posto de Saúde da localidade Santa Rita, na zona Rural do município ter sido fechado, em novembro de 2018.

Além disso, os funcionários também reclamam do atraso salarial, além da escassez de materiais para o atendimento básico como falta de medicamentos, vacinas e até seringas. Segundo eles, em repetidas ocasiões nem mesmo um simples papel para receituário havia nos postos.

Relatos de pacientes, dão conta de que no último sábado (27), havia um único médico de plantão no Hospital Estadual de União, e este, já estava no a mais de trinta horas atendendo, por não haver um substituto.

Em pronunciamentos anteriores, o prefeito do município, Paulo Henrique Costa (PSD), informou que o fato se deve a falta do repasse do cofinanciamento da saúde, contrapartida financeira dada pelo governo para ajudar a manter os serviços básicos de saúde nos municípios.

No entanto, uma denúncia realizada pelo Portal de União revelou que os balancetes da secretaria municipal de Saúde são superfaturados. Notas fiscais comprovam que a compra de produtos chegam a superar 100% do valor de venda no mercado local, por exemplo. Além disso, outro fato chamou atenção: os produtos em questão, são comprados em uma das empresas investigadas pela Operação Boca Livre da Polícia Federal, que investiga um esquema de desvio de recursos da merenda escolar no Piauí.

Veja as notas:

O outro lado

Nossa equipe não conseguiu localizar o prefeito para falar sobre o caso. Mas deixamos o espaço aberto para direito de resposta.