Siga as Redes Sociais

Piauí

Ministério Público exige que o Estado regularize fornecimento de remédios para farmácias especializadas

Redação Encarando

Publicado

em

A 12ª Promotoria de Justiça de Teresina, especializada na defesa da saúde pública, peticionou a 2ª Vara da Fazenda Pública, com o intuito de garantir que o Estado do Piauí cumpra a sentença cujo objeto é o fornecimento regular dos medicamentos especializados do Grupo 2 (aqueles que devem ser financiados pelas Secretarias Estaduais de Saúde), além das insulinas e antiglicemiantes orais, a todos os pacientes cadastrados na Farmácia de Medicamentos de Dispensação do Componente Especializado Estadual. Os medicamentos são indispensáveis ao controle do diabetes mellitus e de diversas outras doenças e agravos. O Promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes protocolou a petição na manhã de hoje (29), depois de constatar que vários pacientes já relataram irregularidades no fornecimento dos fármacos.

Em 2017, o Juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública julgou procedente pedido formulado pelo MPPI em ação civil pública, determinando que o Estado do Piauí corrigisse as irregularidades. Contudo, já em 2019, o Promotor de Justiça apurou que, dos 48 medicamentos do Grupo 2, sete estão em falta na Farmácia do Componente Especializado. No que se refere às insulinas e antiglicemiantes orais, dos vinte fármacos fornecidos, um está em falta. “Os referidos medicamentos são essenciais à preservação da saúde e da vida dos pacientes que deles necessitam, motivo pelo qual qualquer demora no cumprimento da determinação judicial pode tornar sem efeito o direito vinculado”, destaca Eny Marcos Pontes.

Em sua petição, o Promotor de Justiça pleiteia a imposição de multa pessoal ao gestor responsável, em proporção de 20% sobre o valor total da causa, bem como o envio do procedimento ao Procurador-Geral de Justiça, para a propositura de ação criminal. Requer, ainda, que seja notificado o Estado do Piauí para dar total efetividade à medida judicial, fornecendo imediatamente os medicamentos que estão em falta, de forma contínua e duradoura.

MEDICAMENTOS EM FALTA (GRUPO 2)

  • bezafibrato 400mg
  • calcitriol 1mcg
  • amotrigina 25 mg
  • mesalazina 100 mg (supos.)
  • mesalazina 500 mg (comp.)
  • metadona 10 mg
  • metrotexato 2,5 mg

MEDICAMENTO EM FALTA (INSULINAS E ANTIGLICÊMICOS)

  • sitaliptina, fosfato, cloridrato 50+ 1000 comp

Fonte: MPPI

Piauí

Pastor desaparece após sair de casa para realizar pregação em igreja na zona sul de Teresina

Avatar

Publicado

em

O pastor e teólogo, Diógenes Antônio Sabina de Farias, de 53 anos, está há dois dias desaparecido. Diógenes desapareceu após ter saído de sua casa, no bairro Parque Piauí, no último domingo (24), para pregar em um igreja evangélica no bairro Três Andares, na zona sul de Teresina.

A mãe de Diógenes, que preferiu não ser identificada, informou que ele saiu de casa preparado para ir pregar na Igreja Adventista, e inclusive estava de terno e com a bíblia na mão. “Quando ele saiu, eu perguntei pelo o rapaz, que viria pegar ele em casa. Pois, sempre que ele vai pregar nas igrejas vem alguém buscar ele. E ele disse que iria encontrar com ele na igreja”, disse a mãe de Diógenes.

A mãe do pastor ainda revelou que ele está com depressão, e saiu de casa sem aparelho celular, pois havia sido assaltado.

A família pede ajuda para encontrá-lo. Quem tiver informações sobre o paradeiro de Diógenes Farias entre em contato pelos números: (86) 98878-2360 / (86) 98827-4591.

Continue Lendo

Saúde

Hospitais de Teresina tem lotação máxima dos leitos de UTI para Covid: ‘Está se exaurindo’, alerta Gilberto Albuquerque

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

O último o boletim epidemiológico divulgado pela Sesapi, apontou que o estado tem enfrentado uma alta na procura de leitos Covid de alta complexidade, chegando a uma taxa de ocupação de 66% em todo o Piauí.

Em Teresina, os hospitais de Urgência, Natan Portela e Getúlio Vargas, atingiram cota máxima de ocupação. O presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Gilberto Albuquerque, falou sobre o tema e fez um apelo à população, para que mantenha as medidas de prevenção, visto o crescimento das internações por Covid-19.

“A situação do serviço público de leitos de UTI já está se exaurindo. Está chegando ao limite e a população precisa ajudar. Neste momento, estamos trabalhando para que a cidade tenha leitos suficientes de UTI e clínicos que possam atender à demanda ovid, que tem aumentado nas últimas semanas”, disse Gilberto, que ainda alertou sobre as perspectivas epidemiológicas.

“A perspectiva epidemiológica é de que essa demanda suba muito na última semana de fevereiro, até o início de março. Com base nisso, estamos adequando 20 leitos de UTI no Hospital do Monte Castelo, mais 35 leitos clínicos. No Mariano Castelo Branco, já temos 35 leitos clínicos adequados, mais sete leitos no Hospital do Dirceu, quatro leitos no Buenos Aires e cinco no Hospital do Satélite”, informou.

Ocupação dos leitos Covid em Teresina:

HUT – 18 leitos UTI, todos ocupados

Hospital do Monte Castelo – 20 leitos UTI, 17 ocupados

HGV – 15 leitos UTI, todos ocupados

Natan Portela – 27 leitos UTI, todos ocupados.

Assisa ao pronunciamento do presidente da FMS:

Continue Lendo

Piauí

PI: Motorista morre ao colidir frontalmente com carreta após tentar ultrapassagem na BR 316

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Fotos: Divulgação/PRF

Um grave acidente deixou um homem de 39 anos morto, na noite dessa segunda-feira (25/01), na BR 316, em Valença Piauí.

Conforme repassado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima fatal conduzia um veículo GM/PRISMA 1.4 MT LT, no momento em que colidiu frontalmente com uma carreta SCANIA/G 400 A4X2.

Os policiais estão no local no local do acidente e verificaram preliminarmente através de testemunhas e do condutor da carreta que o veículo de passeio invadiu inadvertidamente a faixa contrária vindo a colidir com o veículo de carga“, informou a PRF.

O veículo de carga estava sendo conduzido por um homem de 36 anos, que saiu ileso do acidente. A PRF ainda informou que equipes continuam no local apurando as causas do acidente.

O Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e o Instituto Médico Legal (IML) foram acionados para realização dos procedimentos necessários. Até às 08h10 desta terça-feira (26/01), houve interdição de uma das faixas da pista com a presença dos veículos estacionados e o corpo que estava no acostamento, porém não foram registrados congestionamentos.

Veja fotos:

Foto: Divulgação/PRF
Foto: Divulgação/PRF
Foto: Divulgação/PRF
Foto: Divulgação/PRF
Foto: Divulgação/PRF
Foto: Divulgação/PRF
Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat