Deputado tenta, mas proposta de vacinar adolescentes com comorbidades não tem avançado na Alepi

A Anvisa autorizou o uso da vacina da Pfizer contra a covid-19 para adolescentes com 12 anos ou mais. A autorização abre a possibilidade de antecipar a imunização de adolescentes com comorbidades.

O anúncio aconteceu após pedido da farmacêutica, que concluiu estudos sobre a segurança e eficácia do imunizante na população adolescente. Segundo a infectologista, pediatra e líder médica da área de vacinas da Pfizer, Julia Spinardi, o estudo contou com a participação de 2.200 voluntários com idades entre 12 e 15 anos.

No entanto, a possibilidade de inclusão da faixa etária, ou de pessoas com comorbidades com esta idade, na fila de vacinação depende do Ministério da Saúde.

No Piauí, o deputado estadual Dr Hélio Oliveira (PL) já havia se antecipado e protocolou na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), um requerimento para que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) inclua esse público na campanha de imunização. Contudo, a proposta não tem avançado na Casa.

Após mais de um ano do início da pandemia do novo coronavírus, algumas impressões iniciais sobre a Covid-19 se mostraram equivocadas. Entre elas, a de que a doença só atingia pessoas idosas e com doenças crônicas, e que as crianças e adolescentes estariam imunes. 

Mas, à medida que os mais jovens foram expostos ao vírus, eles também começaram a se contaminar e desenvolver formas mais graves e fatais da doença. Ponto que deve ser levado em consideração.