Doses das vacinas Janssen, AstraZeneca e Pfizer chegam ao Piauí

O estado do Piauí recebeu, na tarde deste sábado(03), 89.390 doses de vacinas contra a Covid-19. Entre elas estão as da Janssen que precisa de apenas uma dose para imunização completa.

Foram entregues pelo Ministério da Saúde, para que a Secretária de Estado da Saúde (Sesapi) faça o repasse aos municípios, 27.250 doses da Janssen,19.890 de Pfzier e 42.250 vacinas da AstraZeneca.

” O esforço das equipes da Sesapi é para que as entregas sejam feitas o mais breve possível. Nossas equipes trabalham incansavelmente para que as vacinas cheguem as municípios, por isso pedimos aos gestores municipais, que assim que as receberem, organizem os seus calendários e apliquem as vacinas com mais celeridade e realizem o cadastro nos sistemas de doses apliacadas” enfatiza o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

As vacinas da Janssen e da Pfizer serão distribuídas de acordo com a resolução da Comissão Intergestora Bipartite. Sendo 50% para a população em geral de 18 a 59 anos, não contempladas nos demais grupos, 30% para pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas com comorbidades e também para 20% dos serviços essenciais escolhidos pelos conselhos municipais de saúde.

Já a vacina FioCruz AstraZenca será utilizada para a segunda dose de 6% do grupo de 60 a 64 anos contemplado na pauta 16-A e para 7,3% do público com comorbidades e pessoas com deficiência permanente inseridas também na pauta 16-A.

“É de suma importância que a população possa completar o seu ciclo de imunização tomando a segunda dose.Por isso pedimos a você que na data marcada volte ao posto de vacina, ou ao local determinado pelo seu município e tome o seu reforço, só assim conseguimos vencer a pandemia da Covid-19”, enfatiza o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Na última semana o estado do Piauí chegou a marca de mais de um milhão de pessoas vacinadas com a primeira dose e mais de 350 mil completamente imunizadas contra o vírus, seja porque tomou as duas doses das vacinas ou porque foi contemplado com o imunizante da Janssen, que só precisa de uma dose para estar protegido contra o vírus.

“Estamos com mais de 30% da nossa população vacinada com a primeira dose e mais de 10% com seu esquema vacinal completo. Porém, não devemos baixar a guarda. É momento de manter a cautela e continuar com os cuidados que evitam a propagação do vírus, só assim podemos vencer a pandemia”, ressalta o secretário.