Siga as Redes Sociais

Piauí

Vacinação contra a aftosa deve ser concluída até dia 31

Redação Encarando

Publicado

em

O governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), deu início a mais uma campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa. Até o dia 31 deste mês, espera-se que todo o rebanho bovídeo do estado, incluindo bovinos e bubalinos, seja vacinado. Atualmente, o Piauí possui aproximadamente 1,7 milhão destes animais.

Nesta etapa, mais uma mudança significativa acontece na estratégia de vacinação dos bovídeos do Estado. Agora, a quantidade de vacina aplicada em cada animal diminui de 5ml para 2ml. “Essa mudança tem como objetivo a redução das reações vacinais provocadas pelas doses anteriores, como abscessos e caroços que alguns animais acabavam apresentando. Bem como reduz os custos totais para os produtores”, afirma o Gerente de Defesa Animal, Idílio Moura, que ainda ressalta que tal mudança acontece após testes realizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Ao longo do período, com data limite em 15 de junho, os criadores deverão procurar o escritório da Adapi mais próximo para realizar a certificação da vacinação. Esse momento serve para atualizar as informações sobre o rebanho do Estado e evitar que o produtor venha a sofrer alguma sanção, como multas ou impossibilidade de trânsito dos animais, visto que a vacinação é obrigatória e requisito necessário para o trânsito e comercialização de bovídeos.

Desde a fundação da Adapi, no ano de 2006, foram vários os avanços na sanidade animal piauiense. Agora, o estado se encaminha para a classificação de Área Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação, prevista para acontecer no ano de 2020, de acordo com o novo cronograma estratégico do Programa Nacional de Febre Aftosa (Pnefa). Resultados que destacam a eficiente parceria já consolidada entre o corpo da agência e a sociedade piauiense.

Orientações para uma melhor vacinação

Compre as vacinas somente em lojas cadastradas pela Adapi;

Verifique se as vacinas estão em refrigeração (temperaturas entre 2°C a 8°C);

Para transportá-las, use caixas térmicas (isopor), coloque três partes de gelo para uma vacina e lacre com fitas em volta do depósito;

Mantenha a vacina no gelo até o momento da aplicação;

Ao usar a pistola de vacinação: desmonte, lave com água e sabão e ferva  por no mínimo 10 minutos;

Separe os animais e escolha a hora mais fresca do dia para realizar a vacinação;

Durante a vacinação, mantenha a seringa ou a pistola de vacinação na caixa térmica;

Utilize agulhas novas, adequadas e limpas com tamanhos 15×15, 15×18 ou 20×20;

A higiene e a limpeza são fundamentais para uma boa vacinação e evita o surgimento de abscessos;

Agite o frasco antes de usar e aplique a dosagem certa em todos os animais: 5ml;

O local correto de aplicação é a tábua do pescoço, podendo ser no músculo ou embaixo da pele;

Faça uma boa contenção dos animais e aplique a vacina com calma.

Fonte: Governo do Estado

Piauí

PI: Acidente que matou empresário aconteceu após caminhão ter desviado de buracos na BR-343

Avatar

Publicado

em

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o acidente que resultou na morte do empresário Jackson Kennedy Jacome de Lira ocorreu após um caminhão ter desviado de um buraco na BR-343, localizada entre as cidades de Altos e Campo Maior.

A PRF informou que o caminhoneiro perdeu o controle do veículo após ter desviado de buracos, e acabou colidindo frontalmente com o carro do empresário. Na colisão, Jackson também perdeu o controle e bateu contra a árvore.

Jackson não resistiu aos ferimentos e morreu. A esposa, filho, e babá, foram socorridos e encaminhados para o hospital de Altos.

Continue Lendo

Piauí

Piauí registra 08 mortes e 526 casos de Covid-19 em 24h

Avatar

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) divulgou nessa sexta-feira (30), que o estado do Piauí registrou em 24h, 08 óbitos e 526 casos da doença. No total, o Piauí contabiliza 113.291 casos confirmados e 2.400 mortes.

Seis homens e duas mulheres não resistiram às complicações da Covid-19. Eles eram naturais de Antônio Almeida (39 anos), Batalha (59  anos), Floriano (62 anos), Padre Marcos (54 anos) e Teresina (56 e 78 anos). Já elas eram de Juazeiro do Piauí (92 anos) e Teresina (60 anos).

 No boletim de ontem (28), a vítima de Campo Maior saiu na lista de óbitos como sendo do sexo feminino, mas na verdade trata-se de um homem de 63 anos. A mudança já foi feita no painel epidemiológico. 
 
Os casos confirmados no estado somam 113.291 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 2.400 e foram registrados em 187 municípios. 

Continue Lendo

Piauí

Criança de três anos morre com tiro acidental no Norte do Piauí

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Uma criança identificada como Ísis Gabriele, de 3 anos, morreu no início da tarde desta sexta-feira (30), após ser atingida com um tiro acidental de espingarda, na localidade São Vicente, zona Rural de São Miguel do Tapuio, no Norte do Piauí. 

De acordo com as informações da Polícia Militar, o fato aconteceu na residência da criança. O pai estava chegando em casa com a espingarda, quando a criança correu para abraçá-lo, a arma caiu no chão e disparou. O tiro atingiu a região do tórax da menina.

Ela chegou a ser socorrida s encaminhada ao Hospital Estadual José Furtado de Mendonça, mas não resistiu aos ferimentos vindo a óbito momentos depois.

A arma foi apreendida pela polícia. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat