Polícia Federal realiza buscas em endereços de Ciro Nogueira

Na manhã desta sexta-feira (22), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Compensação, tendo como principal investigado o senador Ciro Nogueira (PP), pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Cerca de 30 policiais federais cumpriram na manhã desta sexta, mandados de busca e apreensão, autorizados pela Ministra Rosa Weber, em Teresina, Brasília e São Paulo em endereços de duas pessoas físicas, que tiveram os nomes mantidos em sigilo, e em duas residências ligadas ao presidente nacional do progressistas.

Também foram entregues intimações para fins de depoimentos dos envolvidos.

A investigação teve como ponto de partida a delação dos executivos do Grupo J&F, que falaram sobre o apoio político realizado através do senador Ciro Nogueira. Segundo a Procuradoria Geral da República, parte do dinheiro pago ao Progressistas, foi viabilizado por meio de doações oficiais, que na verdade, eram simuladas. Outra parte do valor, estimado em R$ 5 milhões, foi paga em espécie por meio de uma pessoa ligada ao senador.

O inquérito foi aberto no STF em setembro do ano passado por decisão do ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato. E além de Ciro Nogueira são investigados o ex-ministro e atual prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT) e os executivos da J&F Joesley Batista e Ricardo Saud.

Senador se pronuncia sobre as buscas

O senador Ciro Nogueira, por meio de sua assessoria, encaminhou uma nota a imprensa onde afirma que não vê razões que justifiquem a ação da Polícia Federal, uma vez que, sempre esteve à disposição para colaborar com as investigações.

Na nota, o senador ainda afirma que defende o rápido esclarecimento dos fatos.

Confira na íntegra:

Em relação às diligências realizadas pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (22) em endereços ligados a Ciro Nogueira, o senador afirma que não vê razões que justifiquem a ação, uma vez que sempre esteve à disposição para colaborar com as investigações.

Ciro Nogueira defende o rápido esclarecimento dos fatos, que, mais uma vez, irão comprovar a improcedência das acusações. 

Assessoria de Imprensa

Foto: Luiz Alves/Agência Senado