Piauí
Mais de 95 mil pessoas já receberam a vacina contra gripe em Teresina

Em menos de um mês do início da Campanha de Vacinação, mais de 42% do público alvo já foi imunizado contra a gripe. Desde o dia 10 de abril, 95.992 pessoas receberam sua dose, das quais 12.438 foram apenas no dia D, que aconteceu no último sábado (04).
A porcentagem supera a média nacional, que até a manhã de hoje (06), registra cobertura de 41,86%. Para Teresina, a expectativa é vacinar 223 mil pessoas até o fim da campanha, no dia 31 de maio. “É fundamental que a população entenda a importância de se vacinar para que não possam contrair os vírus da influenza H1N1, H3N2 e influenza B, que estão aí no ambiente”, disse o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) Charles da Silveira. “Por isso, fazemos esse apelo às pessoas dos públicos-alvo que possam comparecer aos postos e efetivar a sua vacina, é importante e é fundamental”, completou o presidente.
Para atingir esta meta, a FMS está mantendo 104 salas abertas todos os dias, em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais. Têm direito à vacina contra a gripe os idosos, gestantes, crianças de seis meses a menores de seis anos, puérperas (mulheres com até 45 dias de pós parto), trabalhadores da saúde, população indígena, pessoas privadas de liberdade, professores e pessoas com doenças crônicas, além dos funcionários do sistema prisional, presos e policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.
A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, explica que a escolha do público se dá em razão de serem camadas da população mais suscetíveis ao vírus e com mais chances de agravamento da doença, que nestes casos pode levar a internações e até mesmo a morte. “É importante que ela seja tomada todos os anos, pois o vírus está sempre em mutação; a vacina deste ano é diferente da do ano passado, por exemplo”, explica. A diretora ressalta que a vacina é segura, feita com fragmentos do vírus morto e a possibilidade de efeitos adversos é mínima.
A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos ou nariz.
Fonte: FMS
Piauí
Pescador desaparece nas águas do Rio Parnaíba em Teresina

Um pescador de identidade não revelada despareceu nas águas do Rio Parnaíba próximo do Centro Administrativo, no bairro São Pedro, na zona sul de Teresina. A vítima desapareceu na última terça-feira (26).
De acordo com informações do major Christian, do Corpo de Bombeiros, a vítima desapareceu nas águas do Rio Parnaíba durante uma pescaria. As buscas pela vítima, que provavelmente se afogou, iniciaram ainda ontem.
Conforme o major Christian, já faz mais de 25h que os mergulhadores começaram as buscas no rio, mas o pescador ainda não foi encontrado.
Educação
Aulas retornarão de forma remota em Teresina

O secretário de Educação de Teresina, Nouga Cardoso, disse nesta quarta-feira (27/01), que um novo calendário referente ao ano letivo de 2021 será discutido e que as aulas nas escolas municipais deverão retornar de forma remota.
“O momento em que vivemos é de grande apreensão em relação a propagação e disseminação do Covid-19. Então, nós não poderíamos nesse momento estarmos expondo nossas crianças, nossos professores a essa situação, mesmo a gente tendo o cuidado em seguir os protocolos e distanciamento nas nossas escolas, mas é melhor não arriscar nesse momento”, esclareceu Nouga.
Na ocasião, Nouga afirmou ainda que a pauta apresentada pelo Sindicato teve plena concordância do Secretário de Finanças, Robert Rios, onde, após a reunião, membros da Semec e sindicato se dirigiram até a Secretária de Finanças para saber o que se tem de passivo a serem pagos.
“O secretário de Finanças se comprometeu que, se existir no atual momento recurso financeiro em conta, fará o pagamento o mais breve possível”, disse Nouga.
Teresina
Após acordo com Strans, motoristas e cobradores encerram paralisação em Teresina

Motoristas e cobradores de ônibus de Teresina decidiram pelo fim da greve no transporte público na capital. A decisão ocorreu após reunião na tarde desta quarta-feira (27/01) entre a categoria e o Superintendente da Strans, major Cláudio Pessoa.
Os trabalhadores reivindicavam o pagamento de valores referentes ao ticket alimentação e plano de saúde. “O movimento de greve vai paralisar a partir de agora e os trabalhadores vão voltar ao trabalho, o que estava ao alcance da Strans foi resolvido”, disse Antônio Carlos, representante dos motoristas e cobradores.
O superintendente da Strans, major Cláudio Pessoa explicou que a prefeitura se comprometeu a realizar o pagamento com a condição dos trabalhadores retomarem o serviço de transporte na capital.
“Chega ao fim a paralisação após diálogo da prefeitura com os trabalhadores, eles se comprometerem a retornar o trabalho o mais rápido possível. O dinheiro será creditado na conta do Setut”, disse o superintendente da Strans, major Cláudio Pessoa.
A paralisação começou na segunda-feira (25). O movimento foi mobilizado pelos trabalhadores de forma independente, sem a participação do sindicato da categoria. Com o acordo, os ônibus voltaram a circular na capital.
-
Polícia1 ano atrás
Mulher que debochou da polícia após ser presa com drogas é solta após audiência de custódia
-
Polícia10 meses atrás
Acusado de matar médica morre após colidir frontalmente contra caminhão em Teresina
-
Piauí2 anos atrás
Médico flagra animal ao lado de incubadora de bebê prematuro na Evangelina Rosa
-
Vai Encarar?2 anos atrás
Tranquem as portas: 200 presos fogem da Major César quebrando tudo
-
Silas Freire1 ano atrás
Ciro Nogueira tenta fechar emissora de Wellington Raulino
-
Polícia2 anos atrás
Filho de ex-coronel da PM-PI e mais 4 são presos por roubos a bancos em Campo Maior
-
Vai Encarar?1 ano atrás
Paciente renal perde transplante após ter passagens negadas enquanto WD viaja de jatinho para ver o Lula
-
Vai Encarar?2 anos atrás
UESPI terá palestra com o título “A filosofia como modo superior de dar o cu”