Uespi emite nota repudiando agressão sofrida por estudante em Parnaíba

A Universidade Estadual do Piauí emitiu nesta terça-feira (07), um nota de repúdio às agressões realizadas contra uma estudante do campus de Parnaíba, na última sexta-feira (03). A jovem foi rendida e ameaçada por um aluno da mesma classe, apontado como seu namorado.

Na nota, a instituição reiterou que a estudante está sendo acompanhada de perto e recebendo apoio acadêmico e psicológico por profissionais do Campus.

Leia na íntegra!

A Universidade Estadual do Piauí vem a público manifestar total repúdio ao ato de violência praticado contra a estudante universitária do Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba, ocorrido na última sexta-feira (03/05), nas dependências da instituição. O grave caso em que a aluna foi agredida, ameaçada e posta como refém por um aluno da mesma classe, dentro da sala de aula, reflete os altos índices de violência contra a mulher registrados no nosso país e causa profunda indignação a Administração Superior e a comunidade acadêmica da instituição.

A UESPI está oferecendo toda sua estrutura de apoio acadêmico e psicológico para a aluna e está acompanhando o caso de perto. Reiteramos o compromisso da instituição em preservar a identidade da vítima, por entendermos que este é um momento que requer cuidado e acolhimento. Quanto ao agressor, a UESPI informa que está tomando todas as medidas cabíveis e que, diante do ocorrido, irá abrir processo disciplinar contra ele, que poderá culminar em sua expulsão, conforme determina o Regimento Geral da Universidade.

Informamos ainda que a instituição, por ser um ambiente de discussão, está preparando ações junto aos Colegiados dos Cursos e o Conselho do Campus para sensibilizar a comunidade acadêmica e propor o debate sobre a necessidade de se combater a violência contra a mulher. A UESPI reitera o seu constante engajamento em atividades, oficinas e palestras dentro do ambiente acadêmico por entender que é dever da universidade, enquanto instituição de ensino, combater as diversas formas de violência de gênero que ocorrem na sociedade.