Após 'protesto' pelas federais, estudante da Uespi faz apelo a Rejane Dias: 'Precisamos que você também nos defenda'

Enquanto a deputada federal Rejane Dias (PT), protesta na Câmara e pede pelas universidades e institutos federais, a educação superior pública a nível estadual, há anos pedece no Piauí.

Sem estrutura, com atraso salarial dos funcionários e déficit de professores alguns cursos correm risco até mesmo de fecharem. Um fato recente denunciado pelos alunos da Universidade Estadual do Piauí do Campus Professor Antonio Geovanne Alves de Sousa, em Piripiri, é a falta de energia.

Segundo relatos dos estudantes a universidade já está a 47 dias sem aulas por conta de problemas na rede elétrica da instituição, e os alunos temem perder o semestre.

“Isso é um absurdo. Nós estamos a quase dois meses sem aula. E enquanto a nossa parlamentar ‘protesta’ pelo corte nas instituições federais, o senhor governador e esposo dela, está simplesmente virando as costas para os problemas enfrentados dentro da Universidade que é de responsabilidade dele. A Uespi se recusa a morrer, mas está em agonia. Senhora deputada, pedimos encarecidamente, que você também lute por nós. Pedimos que você também nos defenda junto a seu esposo”, desabafou um aluno de direito do Campus de Piripiri, que pediu para não ser identificado, segundo ele, por medo de represálias.

O estudante fez referência ao ato de Rejane Dias, que segurou um cartaz para protestar contra o corte de 30% dos recursos das instituições federais, no plenário da Câmara dos Deputados.

O outro lado

A Universidade Estadual do Piauí informou que o Campus está passando por uma reforma em toda sua rede elétrica e que as aulas devem voltar normalmente até o dia 15 de maio.