Siga as Redes Sociais

Piauí

MP-PI solicita bloqueio de mais de 7 milhões que seriam aplicados na reforma do Hospital Infantil

Redação Encarando

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 12ª Promotoria de Justiça de Teresina Especializada na Defesa da Saúde Pública, ajuizou uma ação civil pública contra o Governo do Estado do Piauí, solicitando a adequação do Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP) às condições necessárias.

Com isso, o MPPI pediu o bloqueio judicial de mais de 7 milhões de reais assegurados para a reforma, mas que se encontram subutilizados e não alcançam a finalidade para a qual foram destinados.

O promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes, que está à frente da 12ª Promotoria de Justiça de Teresina, explica que foram realizadas diversas inspeções no HIPL que constataram várias deficiências na unidade de saúde, envolvendo aspectos como estrutura física, falta de material, pessoal e processos de trabalho.

“Em todas as circunstâncias em que o Estado do Piauí se manifesta, seja no âmbito judicial ou extrajudicial, sempre apresenta as mesmas declarações, nas quais se resume a afirmar somente que existem processos licitatórios em andamento, mas que nunca alcançaram a tão necessária reestruturação do local. A Secretaria Estadual de Saúde limita-se a apagar pequenos incêndios diante de cada diligência do Ministério Público, sem encarar de modo responsável os graves problemas. O Hospital Infantil é único hospital pediátrico que realiza atendimento em alta complexidade no Estado”, destaca o promotor de Justiça, Eny Marcos.

O promotor ressaltar que instaurou a ação com intuito de acompanhar e fiscalizar a utilização de recursos provenientes de emenda parlamentar, creditado no Fundo de Saúde do Estado do Piauí, mas até o presente momento, a Secretaria de Saúde do Estado ainda não atendeu as requisições ministeriais solicitadas pela 12ª Promotoria de Justiça.

“Isso demonstra descaso com as questões da saúde pública local e gera um fundado receio de que os recursos em questão estejam sendo ostensivamente utilizados”, pontua Eny.

A promotoria também constata o grande potencial de acidentes que circundam o ambiente do HILP, o que demanda uma atuação urgente do Estado, não somente contingencial, mas preventiva, sempre no intuito de garantir o maior grau de segurança possível, tanto para as crianças e famílias que necessitam do serviço, quanto para os profissionais que ali trabalham.

Fonte: MPPI

Piauí

Pai de Valter Alencar, João Henrique Rebelo,, morre aos 90 anos em Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Morreu nesta sexta-feira (22/01), o engenheiro agrônomo João Henrique de Araújo Costa Rebelo, aos 90 anos, vítima de insuficiência renal. Ele estava internado no Hospital São Marcos, em Teresina, deste o último dia 18 de janeiro.

João Henrique Rebelo é pai do presidente do PSC Piauí, Valter Alencar, e marido da conselheira da TV Clube, Teresa Alencar. Além de Valter Alencar, o engenheiro também é pai do ex-deputado estadual Henrique Rebelo, Márcia Rebelo, Renata Rebelo e Christiane Rebelo.

A emissora de TV emitiu nota em suas redes sociais, lamentando o ocorrido.



O PSC Piauí, também emitiu uma nota informando o ocorrido. leia:

É com grande pesar que comunicamos o falecimento João Henrique de Araújo Costa Rebelo, engenheiro agrônomo e pai do presidente estadual do PSC Piauí, Valter Alencar. João Henrique tinha 90 anos e estava internado no Hospital São Marcos desde a segunda-feira (18). O motivo de sua morte foi insuficiência renal.

João Henrique deixa a esposa Teresa Alencar e cinco filhos: Valter Alencar, Márcia Rebelo, Christianne Rebelo, Henrique Rebelo e Renata Rebelo.

O corpo será velado na Pax União – Espaço Nuvem, a partir das 14h. O sepultamento será no Cemitério São José às 18h.

Continue Lendo

Piauí

Carreta com material químico usado na produção colchão tomba na BR 343 em Campo Maior

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Divulgação/PRF

Nesta sexta-feira (22/01), uma carreta tombou na BR 343, na cidade de Campo Maior, Piauí. O veículo estava sendo conduzido por um homem de 28 anos, que sofreu lesões leves e não precisou ser encaminhado ao hospital.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), testemunhas e o próprio condutor declararam que o veículo perdeu o controle e tombou após colidir na traseira de um veículo, não identificado que transitava no mesmo sentido. O veículo estacionou após o acidente no acostamento da faixa contrária.

“Foi realizado o teste de alcoolemia que apontou negativo para ingestão de álcool”, informou a PRF.

A carreta transportava DIISOCIANATO DE TOLUENO-TDI, carga perigosa, que é utilizada na fabricação de colchões, espumas automotivas, peças para construção civil, adesivos, resinas, etc.

Foto: Divulgação/PRF

Não houve vazamento da carga para o meio ambiente e o local foi isolado e sinalizado. Não houve interdição da rodovia e a Secretaria de Meio Ambiente foi acionada para verificação do dano à carga.

Continue Lendo

Piauí

Wellington Dias sanciona lei que inclui pessoas com deficiência como prioritárias na vacinação

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Divulgação

O governador Wellington Dias (PT) sancionou a lei 7.486, de autoria do deputado estadual Franzé Silva (PT), que estabelece a prioridade de pessoas com deficiência para vacinação contra a Covid-19 no âmbito do Estado do Piauí.

Segundo o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, haverá uma reunião nesta sexta-feira (22) com o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, para saber quando chegarão e quantas doses da vacina serão destinadas para este grupo a fim de que a Seid possa elaborar um cronograma de vacinação das pessoas com deficiência.

Mauro Eduardo acrescentou que a lei de autoria do deputado Franzé Silva representa um avanço muito grande para o Piauí e que o governador Wellington Dias, mais uma vez, se mostrou sensível para com as pessoas com deficiência.

“Após essa reunião com a Secretaria de Saúde, poderemos dar mais informações de quando vamos iniciar a vacinação dessas pessoas e daremos prioridade aos mais vulneráveis, como as pessoas com deficiência intelectual, síndrome de Down, autistas”, comenta o gestor.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat