Prefeitura irá elaborar plano emergencial reerguer a economia em Teresina

Com foco na geração de emprego e saúde, o Programa Teresina Competitiva vai ser iniciado ainda no segundo semestre deste ano. Em reunião online, o prefeito Firmino Filho pediu a empresa contratada, a Cluster Consulting, um plano emergencial com foco na geração de emprego e saúde, que fosse executado como forma de ajudar o empresariado a sair da crise gerada pela pandemia.

O plano emergencial e o desenvolvimento dos quatro clusters (grupos) de Teresina (Saúde, Moda, Tecnologia e Educação) deve acontecer paralelamente, sendo que o trabalho com os clusters (grupos) se desenvolveria com ações de médio e longo prazo. O Programa visa desenvolver iniciativas para melhorar a competitividade nos negócios de serviços das quatro áreas citadas e capacitar instituições executoras dentro do Teresina Competitiva.

Para Firmino é de extrema importância que as ações do Programa Teresina competitiva sejam voltadas para a recuperação do setor empresarial, ele apoiou a ideia de executar o programa com duas linhas de atuação.

“Depois de todo esse período de quarentena, nós estamos com a economia ruim e estamos vendo muito empresa fechada. O retorno a esse novo normal vai ser bastante doloroso. Então todas as economias estarão precisando de um plano master para se reerguer, mas precisamos de uma coisa de curto prazo, emergencial. Juntar as duas coisas. Uma linha de trabalho voltada para o desenvolvimento dos clusters (grupos) e outra linha de trabalho, em curto prazo, com todos os grandes setores da cidade, não necessariamente os setores competitivos, mas aqueles setores que são mais importantes nessa reativação em curto prazo”, pontuou o prefeito.

O gestor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Raul Ferraz, destaca que os grupos de Saúde e Moda serão os primeiros ativados. “Com esse novo normal, para a reativação da economia, precisa observar os aspectos da pandemia, pois as soluções serão diferentes que estavam sendo programadas. Nas ações de médio e longo prazo, a fase de médio prazo irá durar sete meses para Saúde e seis meses para o setor de moda”, explicou.

O representante da Cluster Consulting, o especialista em política e economia brasileira Carlos Tarrasón, explica que lugares que já haviam trabalhado seus clusters (grupos) tiveram respostas na reativação da economia de forma mais rápida, e pontua que o sucesso da reativação no caso de Teresina precisa de um trabalho conjunto entre poderes e esferas.

“Estou acompanhando muitas discussões sobre a reativação em todos os países, em todas as regiões. Há regiões que estão mais estruturadas, com mais políticas econômicas, clusters, agências de inovação, agências de desenvolvimento. O tempo de reação foi muito mais rápido para tudo, para a reação a emergência sanitária e da reativação. Eles estão construindo e dialogando com o futuro. Então, acredito que o Programa Teresina Competitiva com os clusters, vai fazer uma diferença sim, tanto para a reativação quanto para a competitividade futura. A reativação tem que vir com Prefeitura, Governo do Estado, Sebrae, Banco”, finalizou.

Programa Teresina Competitiva

O Programa Teresina Competitiva é um projeto voltado para o fortalecimento dos clusters (moda, saúde, tecnologia e educação, identificados em 2017). Trata-se de uma política estratégica que visa a melhoria competitiva e eficiência econômica das empresas. Na prática, significa implementar estratégias que aumentem os pontos fortes das empresas em várias áreas e a fazer com que trabalhem em conjunto visando um crescimento coordenado e em cadeia.