Justiça determina que clínicas, hospitais e laboratórios funcionem sem restrição de atendimentos em Teresina

O desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), Erivan Lopes, determinou o funcionamento de hospitais, clínicas e laboratórios sem restrição de horários e especialidades para atendimentos, com adequações de segurança. A decisão, derruba o decreto da Prefeitura de Teresina, que impedia o retorno das atividades de forma integral. Entre as determinações estipuladas estavam a de que hospitais e clínicas só poderiam funcionar no turno da tarde (das 14h às 18h) com 50% de ocupação, cada especialidade médica funcionava apenas dois dias por semana e havia também a proibição da prestação de serviço para pacientes não residentes do Piauí.

O Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado do Piauí (Sindhospi), informou que foi elaborado um protocolo de saúde para cumprir as adequações estipuladas na decisão do TJ-PI, para evitar a disseminação do coronavírus.

“Todos os protocolos de saúde foram elaborados por nós e serão seguidos rigorosamente, para que a medida não traga riscos à população. O decreto da prefeitura de Teresina já permitia o funcionamento, mas com várias restrições que criavam mais obstáculos que facilidade como,  por exemplo, o funcionamento só à tarde”, explicou o presidente do Sindhospi, Jefferson Campelo.

Entre as medidas que serão adotadas, está a de que as unidades de saúde atenderão apenas quatro pacientes por hora, além obrigação do uso de máscaras.

“A gente continua incentivando o isolamento social e orienta que as pessoas só procurem clínicas e hospitais se isso não puder ser adiado. Vamos continuar mantendo o distanciamento e exigir o uso de máscaras”, disse.