Julgamento de Arimatéia Azevedo será em outubro

O julgamento do jornalista e proprietário do Portal AZ, Arimatéia Azevedo, preso no dia 12 de junho, pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), pelo crime de extorsão, foi marcado para o dia 30 de outubro.

A data foi designada pelo juiz Washington Luís Gonçalves Correia, da 8ª Vara Criminal da Comarca de Teresina. Se condenado, o jornalista pode ficar preso de quatro a dez anos, que é a pena para o crime de extorsão.

Relembre o caso

O jornalista Arimatéia Azevedo, e o professor da Universidade Estadual do Piauí, foram presos pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), na cidade de Teresina no dia 12 de junho de 2020, após investigações comprovarem o crime de extorsão ao cirurgião plástico Alexandre Andrade Souza.

Em seu relato à polícia, o médico afirma que foi alvo de uma publicação do jornalista em seu portal, contendo informações a respeito de um problema ocorrido durante um procedimento cirúrgico.

A partir daí, o jornalista e o professor, Francisco de Assis Barreto (apontado como coautor do crime), começaram a extorquir a vítima para obter vantagem financeira. O médico teria sido obrigado a entregar uma quantia de R$ 20 mil reais, para que as publicações fossem encerradas, e ainda chegou a pagar R$ 10 mil, mas resolveu procurar a polícia e denunciar o caso.