Líder da facção Bonde dos 40 é solto e rompe tornozeleira eletrônica em menos de 24h

Líder da facção Bonde dos 40, identificado como Laércio Augusto Oliveira Dias, foi soltou após o desembargador Pedro de Alcântara da Silva Macêdo, do Tribunal de Justiça do Piauí, ter revogado a prisão. Laércio foi preso em flagrante no dia 16 de setembro desse ano no bairro Dirceu, em Teresina.

Laércio Augusto foi preso durante operação, que contou com o apoio do GAECO de Timon e da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (DEPRE). Durante a ação policial, apreenderam droga e uma quantia em dinheiro no valor R$ 31 mil, além de uma motocicleta e um Corolla.

O líder foi solto na tarde dessa terça-feira (22), mas em menos de 24h, ele removeu a tornozeleira eletrônica. Mesmo a prisão revogada, existe um mandado de prisão expedido, pelo juiz de Direito, respondendo pela 1ª Vara Criminal de Timon/MA, Francisco Soares Reis Júnior, o que impediria a concessão da liberdade na Cadeia Pública de Altos.

“ainda que o paciente responda a outras ações penais, a caracterizar a contumácia delitiva, as condições fáticas dos delitos em comento não se incluem nas hipóteses em que se mostra cabível a prisão preventiva. Isso porque, além de não satisfeitos os requisitos previstos nos incisos II e III, visto se tratar de crime de posse irregular de arma de fogo de uso permitido, a soma das penas máximas não alcança patamar superior ao exigido pelo primeiro inciso (4 anos)”, afirma o desembargador na decisão.

Ou seja, Laércio Augusto Oliveira Dias é considerado agora foragido da Justiça do Piauí, após o rompimento da tornozeleira eletrônica.

A Secretaria de Estado da Justiça do Piauí ainda não se manifestou em relação ao caso.

Confira a decisão na íntegra!