Servidor público morre após ser picado por marimbondo

O servidor público identificado como Sebastião Alves dos Santos, de 38 anos, morreu na Unidade Mista de Saúde Carlyle Guerra Macedo, na cidade de Barros Duro do Piauí, vítima de uma crise ocasionada por picadas de marimbondo. O fato ocorreu nessa quinta-feira (05).

Segundo informado pela direção do hospital, o paciente deu entrada no serviço de saúde e foi encaminhado para a urgência pela UBS municipal, por volta das 8h da manhã. Ele chegou a unidade de saúde com queixa de mal estar e falta de ar, e em seguida, foi constatado que o homem estava com insuficiência respiratória aguda grave.

Seu quadro era de insuficiência respiratória aguda grave, ruim estado geral, Glasgow= 05, sem pulso ou resposta do oxímetro digital, pressão arterial inaudível ao esfigmomanômetro. Foram realizadas medicações conforme a necessidade clínica do paciente, além de manobras de ressuscitação cardiopulmonar (massagem cardíaca e oxigênio)“, informou o Hospital.

Ainda de acordo com o comunicado, durante as condutas, a equipe médica observou um edema de glote total e decidiu pela realização de uma traqueostomia/cricotireoidostomia de urgência e oxigênio. Mas o paciente não apresentou nenhuma melhora, vindo a óbito momentos depois.

Leia a nota na íntegra!

A Prefeitura Municipal de Barro Duro, a Secretaria Municipal de Saúde e a direção da Unidade Mista de Saúde Carlyle Guerra de Macedo, vêm através desta esclarecer sobre o atendimento do paciente Sebastião Alves Dos Santos, de 38 anos, realizado na última quinta-feira (05), considerando publicações inverídicas. 

O paciente deu entrada no serviço de saúde encaminhado de urgência pela UBS municipal, por volta das 8h da manhã, de quinta-feira (05/03/20), com queixa principal de mal estar e falta de ar, após picada de maribondo.

Seu quadro era de insuficiência respiratória aguda grave, ruim estado geral, Glasgow= 05, sem pulso ou resposta do oxímetro digital, pressão arterial inaudível ao esfigmomanômetro. Foram realizadas medicações conforme a necessidade clínica do paciente, além de manobras de ressuscitação cardiopulmonar (massagem cardíaca e oxigênio).

Durante as condutas, a equipe médica observou um edema de glote total e decidiu pela realização de uma traqueostomia/cricotireoidostomia de urgência e oxigênio. Sem melhora, o paciente infelizmente veio a óbito.

Reiteramos que todos os procedimentos possíveis foram realizados. A Unidade de Saúde disponibilizava de todas as medicações, aparelhos e profissionais necessários para o pronto-atendimento.

A Prefeitura Municipal de Barro Duro preza pela qualidade de todos os seus serviços, para isso disponibiliza atendimento médico 24h, todos os dias da semana, no município, com profissionais experientes e comprometidos com o bem estar da população. 

Barro Duro, 06 de Março de 2020.