Floriano decreta lockdown após casos de Covid-19 voltarem a crescer na cidade

Um novo decreto foi divulgado pela Secretaria de Governo de Floriano-PI nessa quarta-feira (10/02). O documento, assinado pelo prefeito Joel Rodrigues, inclui medidas de prevenção contra à Covid-19, e estipula a volta do lockdown no município, com início nesta sexta-feira (12/02).

Entre as medidas presentes no documento, está a suspensão das atividades comerciais não essenciais a partir das 18h de sexta-feira, dia 12 de fevereiro até o domingo, 14 de fevereiro.

Em caso de descumprimento, os infratores poderão receber multas de mil UFMF (equivalente a 3.650 reais) a 10 mil UFMF (36.500 reais) e, havendo incidência, o estabelecimento comercial pode ser interditado e o alvará de funcionamento cassado.

Clique aqui e acesse o documento na íntegra!

Conforme a prefeitura, os últimos números divulgados preocupam. Apenas nos primeiros nove dias de fevereiro, mais de 1400 pessoas foram atendidas no centro de referência gripal, quase o dobro se analisarmos o mesmo período de janeiro de 2021. O reflexo também é observado no número de casos positivados no CERSIG quando, nos nove primeiros dias de janeiro foram notificados 93 casos positivos, contra 217 (mesmo período) em fevereiro. 

“Com o aumento no número de caso, nossos temor é que isso vá desencadear um problema muito maior que é o aumento de internações médias e graves, superlotando a UTI do Tibério Nunes (HTN)”, disse Justino Moreira, secretário de Governo da cidade.

No dia 09 de janeiro, 03 pessoas estavam internadas em leitos clínicos no HTN e apenas um paciente em UTI. Em comparação com o mesmo período de fevereiro, o número é nitidamente maior. Agora são 10 pacientes em leitos clínicos e 6 em UTI.