Siga as Redes Sociais

Saúde

Sobe para 91 número de casos confirmados de coronavírus no Piauí

Redação Encarando

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) divulgou nessa quarta-feira (15), a confirmação de 91 casos confirmados de coronavírus no estado do Piauí. Em 24h, 16 novos casos foram confirmados. Oito pessoas morreram no estado, vítimas do COVID-19.

O Piauí possui 91 casos confirmados, nos quais 77 são em Teresina, um é em Campo Maior, um em Caracol, um em Parnaíba, quatro em Piracuruca, um em Bonfim do Piauí, um em Pimenteiras, um em Altos, um em Picos e três na cidade de São José do Divino. 1.737 casos já foram descartados.

Brasil

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 20h desta quarta-feira (15), 28.746 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, com 1.757 mortes. Com a primeira vítima no Tocantins, Brasil passa a ter mortos pela Covid-19 em todas as UFs.

Com informações do G1**

Piauí

Padre Tony Batista é internado com COVID-19 em Teresina

Avatar

Publicado

em

O padre Tony Batista foi internado neste domingo (18) no Hospital São Marcos, no Centro de Teresina, após complicações causadas pelo COVID-19.

Tony Batista, vigário-geral da Arquidiocese de Teresina, foi encaminhado à unidade de saúde por recomendação médica para prosseguir o tratamento da Covid-19.

O padre Tony testou positivo para doença na última terça-feira (13).

Confira a mensagem do padre Tony

“Amado Sr. Arcebispo, queridos padres, parentes do meu coração. Sigo matando charadas, subindo degraus e superando empecilhos neste momento. Nada de complicações mais graves, mas para que eu possa ter um acompanhamento mais pessoal os meus médicos decidiram levar-me agora, para o hospital. Estarei no Hospital São Marcos. Outro momento mandarei o apartamento. Confiança e oração. Abandono nas mãos do Senhor. Sou igual a todos os meus irmãos neste momento de tribulação. Sorte comum, povo de Deus e pastores”, diz mensagem do Pe. Tony.

Continue Lendo

Saúde

Vacinação contra a gripe inicia nesta segunda em Teresina

Avatar

Publicado

em

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina inicia a vacinação contra a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B, nesta segunda-feira (19). Serão vacinados neste primeiro momento crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas (mulheres com 45 dias após o parto), população indígena e trabalhadores da saúde. O atendimento será nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS) não gripais de segunda a sexta-feira.

A coordenadora da vacina contra a influenza da FMS, Adriana Sávia, *informa que foi realizado capacitação para enfermeiros e técnicos de enfermagem das salas de vacina e do programa Estratégia Saúde da Família *para a aplicação das doses. “Vale ressaltar que as pessoas que tomaram a vacina contra a Covid-19 devem agendar a vacina influenza, respeitando o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas”. Nas UBS Covid não tem vacina da gripe. Este ano é a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, explica que a Influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo.

Nesta campanha, serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente.

Entram também no público alvo: forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. O público-alvo, portanto, representará 79.744.470 milhões de pessoas. A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis.

Continue Lendo

Coronavírus

Sesapi confirma três casos de variantes do coronavírus no PI

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Reprodução/JN

A Secretaria de Estado da Saúde, através da Coordenação de Epidemiologia/CIEVS e o Laboratório Central do Piauí (Lacen), confirmam que foram detectadas no Piauí a variante P.1 derivada da linhagem B.1.1.28 e a variante P.2 derivada da linhagem B.1.1.33, novas cepas do SARS-COV-2. 

Os pacientes são residentes de Teresina nos bairros Nova Teresina, Centro e São Joaquim. Segundo informado, eles relataram terem mantido contato com pessoas oriundas do Maranhão e Amazonas, onde há o registro das mesmas variantes. Um deles tem idade de nove anos, sexo feminino e o outro de 18 anos do sexo masculino. O terceiro paciente é residente no bairro São Joaquim, tem 56 anos e esteve em Pedreiras no Maranhão.

Os exames dos pacientes foram encaminhados ao Lacen Bahia, laboratório de referência para o sequenciamento dos casos do Piauí. Segundo a Coordenadora de Epidemiologia/CIEVS, Amélia Costa, o sequenciamento genético não é um método de diagnóstico. 

“Mas a análise do seu resultado permite quantificar e qualificar a diversidade genética viral circulante no país. Até agora, foram encaminhadas ao Lacen Bahia, 19 amostras provenientes do Piauí. Estamos em constante monitoramento”, diz Amélia.

A Coordenadora chama a atenção da população para a importância seguir os decretos e manter as normas de higiene, evitando aglomerações. “As novas variantes impactam nos números, mas não são as únicas responsáveis pela situação que estamos vivendo. Devemos manter o distanciamento, usar máscaras, álcool e evitar aglomerações”, afirma.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat