Siga as Redes Sociais

Saúde

Vacinação contra gripe para idosos e profissionais de saúde é prorrogada em Teresina; Veja pontos!

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Ascom/FMS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) irá estender a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe em Teresina. Assim, a partir desta segunda-feira (20), idosos e profissionais de saúde continuarão sendo vacinados. A meta municipal estabelecida é vacinar 100% desse público considerado de risco para a Covid-19.

Para ter acesso às vacinas, idosos e profissionais de saúde podem se dirigir às 51 Unidades Básicas de Saúde (UBS), em dias úteis, nos turnos manhã e tarde. Há ainda 4 pontos de drive-trhu, estes exclusivos para vacinação de idosos, dentro de seus carros. Os drive-thrus funcionarão, especificamente na segunda-feira (20), das 10h às 16h, nos estacionamentos da Ponte Estaiada, Parque da Cidadania, Shopping Rio Poty e Teresina Shopping.

Já os idosos acamados, que não se locomovem, estão sendo vacinados nas suas residências. “A FMS possui lista com nome desse público. Mas se houver algum idoso acamado, que não costuma receber visita da nossa equipe de saúde, o responsável por essa pessoa pode ir à UBS mais próxima da sua casa, para fazer o cadastro”, explica o presidente da FMS, Manoel de Moura Neto.

Até agora, cerca de 83% dos idosos e 88% dos trabalhadores de saúde foram vacinados contra a gripe em Teresina. “Essa porcentagem deve ser um pouco maior, porque ainda tem dados sobre aplicação de vacina para serem lançados no sistema. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% de cada público, queremos vacinar 100%”, afirma o diretor de Atenção Básica, Kledson Batista.

A segunda etapa da Campanha deverá iniciar somente após o município atingir a meta da primeira etapa. Na próxima fase, os grupos prioritários serão pacientes com doenças crônicas não transmissíveis, profissionais das forças de segurança, do transporte coletivo, do sistema prisional, caminhoneiros e população privada da liberdade.

“Tranquilizamos a população de que a segunda etapa da Campanha irá iniciar de forma organizada e iremos divulgar amplamente mais informações sobre datas e locais na mídia. Para cada grupo destes, haverá estratégia específica de vacinação, conforme acordado entre a FMS e as instituições envolvidas”, conclui Batista.

A vacina não protege a pessoa contra o coronavírus e sim contra a Influenza, doença respiratória infecciosa cuja origem é viral. A transmissão direta de pessoa a pessoa é a mais comum e ocorre por meio de gotículas expelidas pelo indivíduo infectado com o vírus, ao falar, espirrar ou tossir. Há evidência de transmissão também por contato com a secreção de doentes.

Lista das Unidades Básicas de Saúde que estão aplicando vacina contra gripe:

ZONA SUL

UBS DR. JOSÉ CÂNDIDO / CAROLINA SILVA (BAIRROS AREIAS)

UBS LEÔNIDAS ANTONIO DEOLINDO (SACI)

UBS FRANCISCO SOARES FILHO (SÃO PEDRO)

UBS DR JOSÉ WILSON BATISTA (VERMELHA)

UBS MARIA DE JESUS CARVALHO  (PORTO ALEGRE)

UBS DRA. VIRGINIA CASTELO BRANCO (STA. CLARA)

UBS ANTONIO PESSOA DOS SANTOS (VAMOS VER O SOL)

UBS DR. DURVALINO COUTO (BELA VISTA)

UBS SÃO CAMILO (LOURIVAL PARENTE)

UBS N. SENHORA DA PAZ (VILA DA PAZ)

UBS SÉRGIO LUIZ CHANTAL NUNES (TRÊS ANDARES)

UBS CRISTO REI

UBS VILA CONFIANÇA

UBS BRUNO RAFAEL RODRIGUES DE SOUSA (ESPLANADA)

UBS DR. AUGUSTO DE CASTRO (KM 07)

UBS PARQUE PIONEIRO I (SANTO ANTONIO)

UBS DR JOSE DE ARIMATEA DOS SANTOS (BETINHO)

UBS DR. FRANCÍLIO RIBEIRO DE ALMEIDA (ANGELIM)

UBS TERESINA SUL

UBS DR. LEONIDAS MELO (CERÂMICA CIL)

ZONA NORTE

UBS CECY FORTES (POR ENQUANTO)

UBS DR. MANOEL AYRES NETO (PARQUE WALL FERRAZ)

UBS DR. MARIANO MENDES (MONTE ALEGRE)

UBS JOSÉ RIBEIRO DE CARVALHO (CIDADE VERDE)

UBS DR. EVALDO CARVALHO (N. BRASÍLIA)

UBS DEPUTADA FRANCISCA TRINDADE (ÁGUA MINERAL)

UBS MEMORARE

UBS BUENOS AIRES

UBS ADELINO MATOS (VILA SÃO FRANCISCO)

UBS DRA. MARIA TERESA DE MELO COSTA (MAFRENSE)

UBS DR. MARCOS GUEDES (NOVA TERESINA)

UBS JACINTA ANDRADE I

UBS DR. FERNANDO GOMES CORREIRA LIMA (JACINTA ANDRADE II)

UBS Dr. ANTONIO NORONHA/PARQUE BRASIL

ZONA LESTE

UBS VILA BANDEIRANTE

UBS DRA. ONESIMA NASCIMENTO (SANTA BARBARA)

UBS DR. FRANCISCO JOSÉ DA COSTA SOUSA (ININGA)

UBS PIÇARREIRA

UBS U.B.S. DR. FELIX FRANCISCO PEREIRA BATISTA (P. UNIVERSITÁRIO)

UBS DR HENRIQUE MELO CASTELO BRANCO (VALE DO GAVIAO)

UBS ANITA FERRAZ

UBS VILA DO AVIÃO

UBS MAMA MIA (SOCOPO)

ZONA SUDESTE

UBS REDONDA

UBS N. SENHORA DA GUIA (BEIRA RIO)

UBS PE. MÁRIO ROCHE (P. ESPERANÇA)

UBS ALTO DA RESSURREIÇÃO

UBS DR. REGINALDO M. CASTRO (RENASCENÇA)

UBS RAIMUNDA SOARES OLIVEIRA (FIRMINO FILHO)

UBS DEUS QUER

UBS DR. GIL  MARTINS (USINA SANTANA)

Fonte: PMT

Saúde

Piauí irá receber mais 47 mil doses para vacinação contra a Covid-19

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

O estado do Piauí vai receber do Ministério da Saúde, 47.300 doses de vacinas contra a Covid-19. Os imunizantes fazem parte do 13º lote, onde estarão disponíveis 8.800 doses  das vacinas Sinovac/Butantan e 38.500  das vacinas AstraZeneca/Fiocruz. 

Segundo dados da Sesapi, as doses de AstraZeneca/Fiocruz contemplarão 26% do público de 60 a 64 anos. Os imunizantes chegam ao Piauí, nesta sexta-feira (23/04), ao meio dia.

“Mais uma faixa etária que está sendo contemplada com essa nova remessa, desta vez vamos poder  possibilitar a continuidade da vacinação do grupo de 60 a 64 anos, de acordo com o cronograma de cada município”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. 

Já as vacinas Sinovac/Butantan serão destinadas para as segundas doses de 6% das forças de segurança e salvamento (405 doses), também para 22% do publico de 65 a 69 anos (5.887 doses), que estão na pauta 12B e mais 6% do grupo das forças de segurança e salvamento (405 doses), além de 1,26% dos idosos de 65 a 69 anos (1.306 doses), estes estavam contemplados na pauta 11B.
 
As vacinas CoronaVac, do Instituto Butantan, também serão destinadas para as primeiras doses de 0,2% do público das forças de segurança e salvamento (11 doses). 

“As doses destinadas na décima terceira remessa são em sua maioria para o inicio dos idosos de 60 a 64 anos e segunda doses de força policiais e grupos de 65 a 69 anos. Lembramos à população sobre a  importância de tomar a segunda dose, para completar o ciclo de imunização, pois já foi comprovado em estudos que a imunidade só é efetiva após a segunda aplicação. Por isso fiquem atentos às datas de retorno no seu cartão de vacinação e ao calendário de seu município”, lembra a diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé. 

De acordo com os dados do Vacinômetro, da Secretaria de Estado da Saúde, 374.315 pessoas já tomaram as primeiras doses e 135.548 tomaram as segundas doses e completaram o ciclo de imunização.

Continue Lendo

Piauí

Padre Tony Batista é internado com COVID-19 em Teresina

Avatar

Publicado

em

O padre Tony Batista foi internado neste domingo (18) no Hospital São Marcos, no Centro de Teresina, após complicações causadas pelo COVID-19.

Tony Batista, vigário-geral da Arquidiocese de Teresina, foi encaminhado à unidade de saúde por recomendação médica para prosseguir o tratamento da Covid-19.

O padre Tony testou positivo para doença na última terça-feira (13).

Confira a mensagem do padre Tony

“Amado Sr. Arcebispo, queridos padres, parentes do meu coração. Sigo matando charadas, subindo degraus e superando empecilhos neste momento. Nada de complicações mais graves, mas para que eu possa ter um acompanhamento mais pessoal os meus médicos decidiram levar-me agora, para o hospital. Estarei no Hospital São Marcos. Outro momento mandarei o apartamento. Confiança e oração. Abandono nas mãos do Senhor. Sou igual a todos os meus irmãos neste momento de tribulação. Sorte comum, povo de Deus e pastores”, diz mensagem do Pe. Tony.

Continue Lendo

Saúde

Vacinação contra a gripe inicia nesta segunda em Teresina

Avatar

Publicado

em

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina inicia a vacinação contra a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B, nesta segunda-feira (19). Serão vacinados neste primeiro momento crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas (mulheres com 45 dias após o parto), população indígena e trabalhadores da saúde. O atendimento será nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS) não gripais de segunda a sexta-feira.

A coordenadora da vacina contra a influenza da FMS, Adriana Sávia, *informa que foi realizado capacitação para enfermeiros e técnicos de enfermagem das salas de vacina e do programa Estratégia Saúde da Família *para a aplicação das doses. “Vale ressaltar que as pessoas que tomaram a vacina contra a Covid-19 devem agendar a vacina influenza, respeitando o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas”. Nas UBS Covid não tem vacina da gripe. Este ano é a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, explica que a Influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo.

Nesta campanha, serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente.

Entram também no público alvo: forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. O público-alvo, portanto, representará 79.744.470 milhões de pessoas. A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat