Siga as Redes Sociais

Saúde

PI: Militar reformado está há 12 dias com sintomas da Covid-19 e hospital da polícia nega teste específico

Avatar

Publicado

em

O militar reformado e presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos, subtenente Martins, gravou um vídeo nesta quinta-feira (21) informando que o Hospital Dirceu Arcoverde da Policia Militar (HPMPI) negou a ele um teste específico para diagnosticar a Covid-19.

Conforme o vídeo, o subtenente Martins informa que está desde o dia 09 de maio com vários sintomas, como se fosse a Covid-19. “Já fiz dois testes. Todos os dois deram negativo e os sintomas só aumentam (…). Hoje (21) retornei novamente no HPM para falar com o médico. (…) O médico só me receitou mais um medicamento. Eu ‘nem’ vou tomar porque não vai resolver. E procurei uma consulta particular, onde o médico orientou que fizesse o teste Swab, que é um teste mais apurado para saber realmente, ou não, se é Covid-19”, explicou.

Com isso, o militar reformado procurou a direção do hospital, já que existe o teste Swab no HPM. “O teste tem no HPM, mas não foi autorizado. Me encaminhou para o setor. (…) A enfermeira responsável pelo o setor, eu notei, que ela fez de tudo para não fazer o teste. Primeiro ela alegou que os testes eram poucos, e segundo alegou que eu já tinha feito dois testes rápidos [que deram nagativos]”, disse Martins.

O policial finalizou o vídeo falando serviu a polícia durante 30 anos e a primeira vez que ele procurou o hospital da Polícia Militar foi negado a ele.

Hospital Dirceu Arcoverde da Policia Militar (HPMPI)

A assessoria de comunicação do hospital informou que o senhor Martins foi encaminhado para o setor de triagem, seguindo todos os protocolos enviados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). “Mesmo que ele tenha feito dois exames e deram negativos, novamente ele foi examinado pelo médico. O médico que atendeu ele não achou necessário ser feito outro exame”, informou a assessoria.

Swab

O teste para o novo coronavírus é feito a partir do recolhimento de secreções da região da nasofaringe e da orofaringe. Para isso, um bastonete (swab) é introduzido no nariz e outro na garganta e ficam umedecidos com a secreção. Esse material é analisado em teste bem específico para a presença de vírus através de metodologia PCR, que identifica o material genético do vírus, no RNA.

Saúde

Médico de 75 anos é o primeiro piauiense vacinado contra a Covid-19

Avatar

Publicado

em

O médico obstetra Joaquim Vaz parente, de 75 anos, foi o primeiro piauiense a ser vacinado contra a Covid-19. A aplicação da dose da vacina CoronaVac aconteceu na tarde desta segunda-feira (18) durante cerimônia no pátio da Sesapi, na zona sul de Teresina. Dr. Joaquim atua há 45 anos na da Maternidade Dona Evangelina Rosa, e já realizou em torno de 20 mil partos em toda sua vida profissional, e fez o terceiro parto da história da MDER.

Segundo o médico Joaquim Vaz, a vacina CoronaVac representa uma luz no fim do túnel. “Esse momento pode ser coroado com o aparecimento dessa luz no fim do túnel, que para nós pode representar o primeiro processo de estagnação, a primeira barreira erguida contra esta pandemia que tanto tem assolado o mundo, o Brasil, e o nosso Piauí. (..) O que me resta é agradecer à Deus por ter a partir de agora um processo de imunização contra o Coronavírus”, disse.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Dr. Gilberto Alburqueque, acredita que em poucos dias mais de 11 mil pessoas estarão livres do Coronavírus, pois a chance é menor de alguém ser contagiada e transmitir a doença. “Nós teremos, em poucos dias, mais de 11 mil pessoas certamente estarão livres desta doença. Diante de uma pandemia dessa que o mundo inteiro se ajoelhou quando chega o nosso principal defensor, que é a vacina, temos que agradecer”, comemorou o Dr. Gilberto.

O governador do Piauí, Wellington Dias, revelou durante o evento que deseja que todos, de norte ao sul do Piauí, sejam vacinados. “No Piauí nós vamos participar, e vamos nos vacinar em cada município do estado. Porque sabemos que o ato de vacinar ele não é um ato egoísta, pensando apenas na sua prevenção de evitar o Coronavírus. O ato de vacinar é um ato de respeito ao outro para que a gente possa garantir as condições de ter, com o ato de nossa vacina, a proteção de outras pessoas. (…) A vacinal, talvez seja a arma mais forte que nós temos para esse inimigo comum, o Coronavírus. Ele continua entre nós, e eu sei que o medo também, mas a partir de hoje, com a vacina, no Piauí, e para o bem do Piauí e de todo o Brasil, eu volto a dizer: nós vamos vencer!”, falou o Wellington Dias.

Confira a lista dos profissionais da saúde que foram vacinados na solenidade:

1°: O médico Joaquim Vaz, de 75 anos, que atua há 45 anos na da Maternidade Dona Evangelina Rosa, já realizou em torno de 20 mil partos em toda sua vida profissional, e fez o terceiro parto da história da MDER;

2°: A enfermeira Modestina Bezerra da Silva, de 60 anos, enfermeira da UTI Covid-19, do Hospital Infantil Lucídio Portella;

3°: A enfermeira Ana Maria Brito dos Santos, de 52 anos, técnica de enfermagem e atua há 35 anos na unidade saúde e do Hospital da Polícia Militar, da ala Covid-19;

4°: A técnica de enfermagem Marta Regina de Sousa Madeira, de 42 anos, funcionária do Hospital Getúlio Vargas também receberá a dose de CoronaVac;

5°: A enfermeira Sheyla Barbosa dos Santos, de 33 anos, atua na UTI Covid-19 do Hospital Natan Portella, e foi responsável por receber o primeiro paciente com o vírus na unidade de saúde.

6°: A médica Amariles de Sousa Borba, de 77 anos, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS)

Continue Lendo

Saúde

Vacinas contra Covid-19 chegam ao Piauí e são levadas para sede da Sesapi

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

As 61.160 mil doses da vacina Coronavac já estão em solo piauienses. As doses foram trazidas em um avião da Força Área Brasileira (FAB) e desembarcaram no Aeroporto Petrônio Portella, em Teresina.

Após desembarque as vacinas foram encaminhadas para a Central de Frio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). Agentes da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária (PRF) dão apoio ao translado.

Segundo informado pelo governo do Estado, do total, serão destinados 28.651 mil doses para profissionais da saúde, dez para pessoas com deficiência institucionalizadas, 460 doses para pessoas com mais de 60 anos institucionalizadas e 21 para indígenas vivendo em terras demarcadas. O quantitativo engloba tanto a primeira e a segunda dose da vacina para os grupos previstos na primeira fase de vacinação do estado do Piauí.

Ainda nesta segunda-feira (18), acontece, no pátio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) a imunização dos primeiros piauienses contra a Covid-19.  São cinco profissionais de saúde que receberão a dose da CoronaVac.

Continue Lendo

Saúde

Com liberação da vacina, WD defende início da imunização a partir desta quarta (20)

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Divulgação/ Ccom

Com a aprovação do emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), defende que a realização da imunização em todo o país seja realizada a partir da próxima quarta-feira, dia 20.

O presidente do Consórcio Nordeste, se reúne nesta segunda-feira (18), com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, Fórum dos Governadores e outras autoridades no depósito do Ministério da Saúde direto do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, de onde partirá a carga de cerca de 44 toneladas. De acordo com o Ministério da Defesa, o transporte das seis milhões de doses da vacina do Instituto Butantan, será feito por aeronaves da Força Aérea Brasileira. 

“Com a aprovação da Anvisa, já pedimos a antecipação para amanhã da entrega simbólica da vacina aos 26 estados e Distrito Federal e concordamos que seja em Guarulhos-SP; unificação da data para início da vacinação e começo imediato da entrega. Defendemos que é possível, com uso de aeronaves, ter vacinas em cada estado até terça-feira (19) à noite. Portanto, é real a possibilidade de iniciar a vacinação no próximo dia 20”, destacou Wellington.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou o uso emergencial da vacina Coronavac, desenvolvida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, condicionado à assinatura de termo de compromisso e publicação no Diário Oficial da União.

Já a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca, em parceria com a Fiocruz, a aprovação temporária da agência é para o uso emergencial referente a 2 milhões de doses.

O Governo do Estado enviou, na sexta-feira (15), as seringas e demais insumos necessários à primeira etapa da vacinação para as Regionais de Saúde do Estado. A partir de hoje (18), os municípios já iniciam o recebimento do material necessário para o processo de imunização.

Logística

A logística de distribuição das vacinas será realizada por aviões e caminhões, compondo estes últimos uma frota de 100 veículos com áreas de carga refrigeradas, que até o final de janeiro aumentarão em mais 50. Toda frota possui sistema de rastreamento e bloqueio via satélite.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat