PI: Militar reformado está há 12 dias com sintomas da Covid-19 e hospital da polícia nega teste específico

O militar reformado e presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos, subtenente Martins, gravou um vídeo nesta quinta-feira (21) informando que o Hospital Dirceu Arcoverde da Policia Militar (HPMPI) negou a ele um teste específico para diagnosticar a Covid-19.

Conforme o vídeo, o subtenente Martins informa que está desde o dia 09 de maio com vários sintomas, como se fosse a Covid-19. “Já fiz dois testes. Todos os dois deram negativo e os sintomas só aumentam (…). Hoje (21) retornei novamente no HPM para falar com o médico. (…) O médico só me receitou mais um medicamento. Eu ‘nem’ vou tomar porque não vai resolver. E procurei uma consulta particular, onde o médico orientou que fizesse o teste Swab, que é um teste mais apurado para saber realmente, ou não, se é Covid-19”, explicou.

Com isso, o militar reformado procurou a direção do hospital, já que existe o teste Swab no HPM. “O teste tem no HPM, mas não foi autorizado. Me encaminhou para o setor. (…) A enfermeira responsável pelo o setor, eu notei, que ela fez de tudo para não fazer o teste. Primeiro ela alegou que os testes eram poucos, e segundo alegou que eu já tinha feito dois testes rápidos [que deram nagativos]”, disse Martins.

O policial finalizou o vídeo falando serviu a polícia durante 30 anos e a primeira vez que ele procurou o hospital da Polícia Militar foi negado a ele.

Hospital Dirceu Arcoverde da Policia Militar (HPMPI)

A assessoria de comunicação do hospital informou que o senhor Martins foi encaminhado para o setor de triagem, seguindo todos os protocolos enviados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). “Mesmo que ele tenha feito dois exames e deram negativos, novamente ele foi examinado pelo médico. O médico que atendeu ele não achou necessário ser feito outro exame”, informou a assessoria.

Swab

O teste para o novo coronavírus é feito a partir do recolhimento de secreções da região da nasofaringe e da orofaringe. Para isso, um bastonete (swab) é introduzido no nariz e outro na garganta e ficam umedecidos com a secreção. Esse material é analisado em teste bem específico para a presença de vírus através de metodologia PCR, que identifica o material genético do vírus, no RNA.