Siga as Redes Sociais

Saúde

Enfermeira vence a Covid-19 e retorna para o trabalho no Samu em Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Diagnosticada com a Covid-19, a enfermeira Laurimary Caminha Veloso conseguiu se recuperar da doença. Ela apresentou sintomas leves e recebeu o tratamento pela rede pública de saúde de Teresina. Nessa quinta-feira (21), sob aplausos dos colegas de profissão, retornou ao seu trabalho no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Nas suas redes sociais, Laurimary fez uma postagem agradecendo o apoio recebido durante o tratamento. “Estou feliz por estar de volta (ao SAMU). Tive que ficar em casa, porém não me senti sozinha. Agradeço o ‘bom dia’, ‘como você está?’, ‘se alimente bem’, e ‘boa noite’. Não tem preço, a qualquer hora o cuidado e o carinho estavam presentes”, afirma.

Ela relata que sentiu dor de cabeça, tosse seca e desconforto na garganta e foi atendida na própria Unidade Básica de Saúde do Mocambinho, onde trabalha, mas depois foi direcionada para outro estabelecimento. “Fiquei em isolamento domiciliar por 14 dias e fazendo o tratamento indicado. Hoje, eu me sinto bem e tranquila para retornar ao trabalho. Peço que todos se cuidem e cumpram as medidas recomendadas pelas autoridades de saúde”.

A diretora do SAMU, Francina Amorim, conta que a equipe de socorristas ficou emocionada com o caso. “Todos estávamos preocupados com a servidora. Desde o início da pandemia do novo coronavírus, temos implementado várias medidas para proteger servidores e cuidar de quem precisa. A gestão da Fundação Municipal de Saúde (FMS) não tem medido esforços para nos dar todo o suporte necessário nessa missão”, declara.

Saúde

HGV atinge lotação máxima dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19

O diretor do hospital, Gilberto Albuquerque, afirma que a unidade abrirá 30 novos leitos até o final de junho.

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

O Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina, atingiu a lotação máxima dos leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19. Na unidade, haviam 20 leitos disponibilizados para o tratamento exclusivo da doença.

O diretor do HGV, Gilberto Albuquerque, afirma que, está havendo uma ampliação do atendimento no hospital e, até o final de junho, haverá pelo menos 50 leitos de UTI Covid no hospital.

“Estamos abrindo mais leitos, até o fim de semana teremos mais dez, e até o dia 21 de junho a previsão é que tenhamos mais dez, encerrando o mês de junho com pelo menos 50 leitos de UTI Covid no HGV”, disse.

O diretor ainda explicou que os pacientes que dão entrada no HGV, além dos municípios piauienses, também vêm de estados como Manaus, Pernambuco, Ceará e Maranhão, e são regulados pelo sistema de saúde.

“Já atendemos vários casos de Manaus, Pernambuco, Ceará e muitos do Maranhão, inclusive. Eles entram por cidades do interior, buscam outras alternativas de acessar a Central de Regulação de leitos. Na verdade todos estão lutando pela vida, então, você usa de tudo que pode para conseguir sobreviver”.

Continue Lendo

Saúde

Secretaria de Saúde de Parnaíba investiga possível caso de reinfecção de paciente com coronavírus

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Josué Damacena / IOC/Fiocruz

A médica infectologista Renata Beltrão, da equipe de enfrentamento à Covid-19 da Secretaria de Saúde da cidade de Parnaíba, informou que o município está investigando um possível caso reinfecção pelo vírus. A paciente é uma técnica de enfermagem de 31 anos.

“A paciente apresentou sintomas clássicos em abril quando foi feito um sorológico no dia 27 do requerido mês, que deu positivo. No mesmo dia, ela realizou um swab que veio negativo, conforme o que deveria ser para um paciente que está no 10º dia, que acabou a fase de replicação viral e que não tem mais vírus na cavidade, partículas que sejam detectada pela nasofaringe por esse método. Esse novo swab veio positivo, representando uma discordância do primeiro e que não é padrão que isso aconteça. Isso não significa que estamos de frente a uma reinfecção, mas significa que tem sugestão que isso seja, na leitura simples dos exames”, explicou a médica.

Assista o vídeo com a explicação da médica:

Continue Lendo

Saúde

Covid-19: Piauí registra mais 12 mortes e 322 casos confirmados em 24h

Avatar

Publicado

em

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) divulgou na noite desta terça-feira (02), através do boletim epidemiológico, que o Piauí registrou 192 óbitos e 5.828 casos confirmados de Covid-19. Em apenas 24h, o estado teve 12 mortes e 322 novos casos.

Os últimos óbitos registrados foram seis do sexo feminino e seis do sexo masculino. Os seis homens que morreram são de Água Branca, Buriti dos Lopes, Colônia do Gurgueia, e Teresina. As idades variam de 60 a 92 anos. Apenas as vítimas de Teresina (60 anos) e de Água Branca (92 anos) não possuíam doenças pré-existentes.

As seis mulheres que morreram são de Angical, Campo Maior, Piracuruca , São Raimundo Nonato, e Teresina. Com idades que variam de 32 a 85 anos. Somente a paciente de 32 anos não possuía comorbidades.

Os municípios de Caxingó e Jerumenha registraram os primeiros casos do novo coronavírus. Segundo o boletim epidemiológico, 160 municípios existem casos registrados da doença.

Continue Lendo
Acqua Blu

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat