Siga as Redes Sociais

Saúde

Mais de 40 moradores de rua apresentaram síndromes gripais em Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Cerca de 48 pessoas em situação de rua apresentaram sintomas gripais em Teresina no período de março a maio desse ano, mas nenhuma foi diagnosticada com a Covid-19. O dado é do Consultório na Rua, da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, que leva ações de saúde a esse público e, nesse período de pandemia, tem reforçado os cuidados e o monitoramento dos casos.

Desde o início da pandemia, o Consultório na Rua já atendeu a 455 moradores de rua e passou a realizar busca ativa dos sintomáticos em todas as zonas da cidade. “Também realizamos ações educativas para esclarecer sobre o coronavírus, espalhamos recipientes com sabão líquido em praças e distribuímos kits de higiene para esse público”, explica a assistente social Melissa Lima.

Durante a abordagem feita pela equipe de saúde, os moradores em situação de rua são orientados sobre a importância do autocuidado. “Eles são orientados, por exemplo, a se higienizarem, a não compartilharem garrafas de bebida, a manterem distância dos seus colegas e a procurarem serviço de saúde, caso sintam sintomas similares à gripe”, ressalta a assistente social.

Melissa Lima alerta que essa população está crescendo a cada dia e pessoas que tinham vida organizada, agora estão se tornando os chamados moradores de rua. “É preciso que a gente veja as suas histórias de vida e acabe com o preconceito. Nessa pandemia, propomos à sociedade um novo olhar aos moradores em situação de vulnerabilidade e de rua”, afirma.

O presidente da FMS, Manoel de Moura Neto, relembra que, antes, as pessoas em situação de rua eram excluídas dos serviços públicos. “Hoje, é possível contar com o atendimento humanizado do Consultório na Rua e, durante a pandemia, a Prefeitura de Teresina também está garantindo abrigo para esse público no estádio Lindolfo Monteiro”.

O Consultório na Rua possui equipe de médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo e redutor de danos. Diariamente, eles circulam em uma van levando serviços de saúde para pessoas em situação de rua.

Já no abrigo montado no Estádio Lindolfo Monteiro, a FMS está mantendo equipes exclusivas para os moradores de rua que aceitaram acolhimento no local. O espaço possui capacidade para atender a 70 pessoas. Atualmente, cerca de 35 se encontram abrigadas no local.

Piauí

Covid-19: Vôo com pacientes de Manaus que viria para Teresina é cancelado

Avatar

Publicado

em

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou, por meio de nota, que o vôo, que traria os pacientes com Covid-19 de Manaus (AM) para serem tratados no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí, localizado em Teresina, foi adiado.

Conforme a nota da FMS, o cancelamento do vôo, que estava previsto para chegar em Teresina nesse sábado (23), às 23h30, foi informado pelo Ministério da Saúde. Segundo informações do Ministério da Saúde, o cancelamento ocorreu devido questões técnicas.

A assessoria do HU ainda informou que o vôo, com 15 novos pacientes, foi transferido para este domingo (24), e previsão de chegada no Aeroporto Petrônio Portela é o mesmo horário, às 23h30.

Nota da FMS

O Ministerio da Saúde avisou agora que foi cancelado o vôo que chegaria nesse sábado (23) trazendo 15 pacientes de Manaus. Segundo informações do Ministério do Ministério da Saúde o congelamento foi por questões técnicas.

Continue Lendo

Saúde

Piauí registra cinco óbitos e 257 casos confirmados da Covid-19 em 24h

Avatar

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) divulgou neste sábado (23), que o estado do Piauí registrou em 24h, 05 óbitos e 257 casos de COVID-19. O estado já registrou 155.362 casos confirmados e 3.004 mortes.

Dois homens e três mulheres não resistiram às complicações da Covid-19. Eles eram das cidades de Esperantina (75 anos) e Uruçuí (78 anos). As do sexo feminino eram de Pimenteiras (80 anos), Ribeiro Gonçalves (55 anos) e Sigefredo Pacheco (89 anos). Todas as vítimas possuíam comorbidades.

Os casos confirmados no estado somam 155.362 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 3.004 e foram registrados em 205 municípios. Até agora, morreram 1.762 homens e 1.242 mulheres.

Continue Lendo

Piauí

Mais duas pacientes de Manaus recebem alta do HU da UFPI

Avatar

Publicado

em

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí informou na tarde deste sábado (23), por meio de nota, que mais duas pacientes de Manaus, que vieram para Teresina para fazerem tratamento contra a Covid-19, receberam alta médica na manhã de hoje (23).

De acordo com informações da nota, dois homens ainda estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), dependentes de aporte de oxigênio, mas respiram sem ajuda de aparelhos. Com as altas médicas da duas mulheres hoje (23), sete pacientes, que vieram de Manaus, foram curados no HU, em Teresina.

Confira a nota na íntegra!

Dos quatro pacientes internados, as duas mulheres, que estavam na enfermaria, receberam alta hospitalar hoje. Os dois homens ainda estão na UTI, dependentes de aporte de oxigênio, porém seguem em respiração espontânea, sem necessidade de aparelhos e com quadro clínico estável.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat