Parte dos respiradores que foram confiscados pelo Ministério da Saúde chegam ao Piauí

A Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi), recebeu na tarde desta quarta-feira (27) vinte respiradores mecânicos comprados pelo Governo do Estado que haviam sido confiscados pelo Ministério da Saúde. Através de mandado de busca e apreensão, os equipamentos foram localizados em São Paulo e o governo enviou avião para o resgate imediato.

A busca e apreensão foi determinada pelo juiz Márcio Braga Magalhães, da 2ª Vara Federal, que solicitou ao Ministério da Saúde a devolução dos equipamentos ao Piauí, que haviam sido retidos a pedido do Governo Federal para distribuição em outros estados. A compra dos respiradores foi feita antes da pandemia do novo coronavírus e o Governo do Piauí foi surpreendido com o confisco do Ministério da Saúde.

Os respiradores fazem parte de um lote de 81 equipamentos adquiridos pelo Governo do Estado que estavam retidos. O restante do lote deve ser entregue nos próximos dias, já garantidos também por decisão judicial. De acordo com o secretário Florentino Neto, dos vinte respiradores, onze serão destinados à ampliação da UTI do Hospital Natan Portela; cinco vão ser colocados no Hospital de Campanha do Ginásio Verdão e quatro serão deslocados para o Hospital Getúlio Vargas (HGV).

Os respiradores são acionados nos casos mais graves da Covid-19, ajudando o paciente a recuperar a capacidade do tecido pulmonar. O secretário Florentino Neto acredita que, com a chegada dos respiradores, o sistema de saúde terá uma situação “mais confortável”. “Além de toda essa iniciativa, nós estamos em tratativas para trazer mais respiradores da Turquia em uma contratação feita pelo Estado”, diz ele. Na sexta-feira (29) mais 100 respiradores devem chegar ao Estado vindos da Turquia. A compra foi feita pelo Consórcio Nordeste.