Siga as Redes Sociais

Saúde

Secretaria de Saúde de Parnaíba investiga possível caso de reinfecção de paciente com coronavírus

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Josué Damacena / IOC/Fiocruz

A médica infectologista Renata Beltrão, da equipe de enfrentamento à Covid-19 da Secretaria de Saúde da cidade de Parnaíba, informou que o município está investigando um possível caso reinfecção pelo vírus. A paciente é uma técnica de enfermagem de 31 anos.

“A paciente apresentou sintomas clássicos em abril quando foi feito um sorológico no dia 27 do requerido mês, que deu positivo. No mesmo dia, ela realizou um swab que veio negativo, conforme o que deveria ser para um paciente que está no 10º dia, que acabou a fase de replicação viral e que não tem mais vírus na cavidade, partículas que sejam detectada pela nasofaringe por esse método. Esse novo swab veio positivo, representando uma discordância do primeiro e que não é padrão que isso aconteça. Isso não significa que estamos de frente a uma reinfecção, mas significa que tem sugestão que isso seja, na leitura simples dos exames”, explicou a médica.

Assista o vídeo com a explicação da médica:

Saúde

Piauí registra 1.248 casos e 11 mortes por Covid-19 em 24h

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

O Piauí registrou 11.248 casos e 11 mortes causadas pela Covid-19, em 24 horas, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), nesta quarta-feira (01/07). Com isso, o estado contabilizou a marca de 23.307 casos da doença e 697 óbitos.

As vítimas são seis pessoas do sexo masculino e cinco do sexo feminino. Os homens eram naturais de Parnaíba (48 anos) e Teresina (55, 72, 73, 83 e 92 anos). Das mulheres, uma era da cidade Cocal e tinha 76 anos, e as outras de Teresina com idades de 68, 86, 92 e 96 anos.

207 dos 224 municípios do Piauí tem registro da doença.

Continue Lendo

Saúde

Teresina registra nove óbitos e 202 novos casos de coronavírus em 24 horas

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Image Ilustrativa

Teresina registrou 202 novos casos e mais nove óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas. Segundo dados divulgados, nessa segunda-feira (29), pelo Comitê de Operações Emergenciais em Saúde Pública (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS), a capital contabiliza 7.668 casos confirmados e 369 óbitos por coronavírus. O número de pessoas recuperadas chegou a 1.634.

Atualmente, a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid está em 81,16%. Do total de 328 leitos de UTI Covid da cidade, 265 estão ocupados. Dentre os óbitos confirmados, seis eram do sexo masculino e três feminino, com idades de 47 a 90 anos. Das comorbidades apresentadas estavam diabetes, doença pulmonar crônica, cardiovasculares, renais e hipertensão.

Como mais uma estratégia do município para o enfrentamento da Covid-19, a Prefeitura de Teresina ampliou para 25 o número de Unidades Básicas de Saúde (UBS) para o atendimento exclusivo de pacientes com sintomas gripais leves. Com o acréscimo de mais duas UBS, localizadas nos bairros Mafrense e Parque Brasil, esse tipo de assistência segue com funcionamento diário das 7h às 19h, sendo sete unidades situadas na zona Norte, oito na zona Sul, seis na zona Leste e quatro na zona Sudeste.

O presidente da FMS, Manoel de Moura, informou que a Prefeitura tem adotado várias estratégias para conter a proliferação do vírus e ampliar a rede de atendimento para quem precisa. “A necessidade de atendimento em saúde tem crescido. Sabendo disso, a FMS está fortalecendo a rede, com contratação de profissionais, aquisição de equipamentos e insumos, disponibilização de testes rápidos e ampliação de leitos, melhorando a capacidade de assistência e resposta às demandas da população”, ressalta o presidente.

Continue Lendo

Saúde

Firmino pede ao ministro da Saúde envio de profissionais intensivistas para hospital de campanha

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

O prefeito Firmino Filho fez um apelo ao Ministério da Saúde para o envio de profissionais intensivistas para atuar na assistência de pacientes vítimas do novo coronavírus. A demanda foi intermediada pelo senador Ciro Nogueira, que recebeu uma sinalização positiva do ministro Eduardo Pazuello.

Dados da última pesquisa de investigação sorológica sobre o coronavírus em Teresina mostraram que 18% da população está positivada com relação ao vírus, e que 4% está em fase ativa. “Nas últimas três semanas tivemos um agravamento da Covid-19 na capital. Nossas UTIs estão com taxa de ocupação de 81% na rede da cidade e de 90% na rede pública”, lamentou o prefeito.

Para ampliar a rede de atendimento, a Prefeitura vai inaugurar o hospital de campanha João Claudino na próxima semana, mas é preciso profissionais com experiência em unidades de terapia intensiva para o pleno funcionamento da unidade. “A abertura já está programada, no entanto, temos enfrentado algumas limitações, especialmente ao que se refere a recursos humanos. Por isso, estamos demandando ao Ministério da Saúde o envio de 45 médicos intensivistas ou de outros profissionais médicos que tenham experiência em tratamento intensivo”, explicou Firmino Filho.

Após a reunião com o ministro, o senador Ciro Nogueira se mostrou otimista para o atendimento da demanda. “Foi uma reunião bastante produtiva com o ministro Pazuello. Colocamos a mensagem do prefeito informando sobre a taxa de ocupação das UTIs e o novo hospital de campanha que será inaugurado. O ministro ficou de nos atender e saímos bastante confiantes”.

Continue Lendo
Acqua Blu

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat