Hospital de Campanha Padre Pedro Balzi comemora alta de 500 pacientes curados da Covid-19

A dona de casa Maria das Dores, de 33 anos, foi a paciente de número 500 a ter alta do Hospital de Campanha Padre Pedro Balzi após ser curada da Covid-19. A marca foi celebrada em evento nesta quarta-feira, na área externa do Hospital, seguindo todos os protocolos de segurança. A solenidade contou com a presença de pacientes, familiares, da equipe de profissionais e do prefeito Firmino Filho, que destacou que o Hospital vem cumprindo sua função no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus em Teresina.

“Abrimos as portas deste Hospital de Campanha na hora certa e pudemos contar com uma equipe de profissionais competentes e esforçados, que salvaram muitas vidas. Essa doença chegou à capital, espalhou-se rapidamente e precisamos lembrar que ela ainda não desapareceu. Portanto temos que nos manter vigilantes para que não ocorra um novo pico em nossa cidade. Nossa rede hospitalar continua preparada para atender a demanda e agora, nesse processo de reabertura das atividades, precisamos mais que nunca do comprometimento de cada um, para que não ocorram retrocessos”, ressaltou o prefeito.

A dona de casa Maria das Dores, que estava muito emocionada com a sua alta, foi recebida pelo filho e esposo após 14 dias de internação. “Cheguei aqui muito debilitada, porque essa é uma doença grave, mas desde o início fui muito bem atendida e recebi o melhor tratamento possível. Sou muito grata a todos, pois tenho certeza que esses profissionais salvaram minha vida”, contou.

Gina Nogueira, diretora do Hospital, destacou que a alta dos pacientes é uma comprovação de que todo esforço e comprometimento dos profissionais valeram a pena. “Hoje somos só gratidão por todos esses pacientes que recebem alta. São 500 pessoas que chegaram aqui muito debilitadas e voltam para suas famílias com saúde. Aqui eles receberam um tratamento humanitário e muito amor e dedicação da nossa equipe. Foram muitos dias e noites incansáveis, lutando pelas vidas dessas pessoas, mas que nos fizeram chegar nesse dia de hoje, de comemorar essas altas. Estamos todos muito felizes.”

O Hospital de Campanha Padre Pedro Balzi foi montado na quadra de Badminton da UFPI, sendo uma estrutura temporária com capacidade para atender simultaneamente até 86 pacientes. Os leitos são regulados e disponibilizadas, exclusivamente, para usuários vindos de outros hospitais e UPAS de Teresina, em ambulâncias do SAMU e que se enquadrem em casos de baixa e média complexidades da Covid-19. Em caso de necessidade, eles são transferidos para outros hospitais de alta complexidade.

O Hospital é administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e já registrou a internação de 682 pacientes com Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Desse total, 500 ficaram recuperados da doença após tratamento e 22 permanecem internados no local. Houve ainda 127 pessoas que foram transferidas para outros estabelecimentos de saúde.