Sesapi busca reforçar monitoramento de casos Covid no estado

As equipes do governo realizaram a primeira reunião para tratar sobre o monitoramento dos casos de Covid-19 no Piauí. A ação é mais uma medida voltada para a diminuição da transmissibilidade da doença. Herlon Guimarães, Superintendente de atenção primária a saúde e municípios da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) explica que é importante manter esse monitoramento, uma vez que na literatura existente sobre o vírus, verifica-se que até 80% dos casos são casos assintomáticos, sem sintomas.

“Nosso mapa epidemiológico mostra que nosso maior público contaminado é o adulto jovem, e nesse momento do pacto de retomada organizada, onde justamente essa parcela da população começa a retornar para os seus postos de trabalho, é necessário essa análise mais profunda e cuidadosa, para evitar que a população se contamine e chegue a levar o vírus para outras parcelas da população como os idosos que permanecem em casa”, aponta o superintendente.

A reunião foi de cunho macro regional, envolvendo a participação de dos quatro territórios de saúde do estado. O território da Chapada das Mangabeiras; Vale dos rios Piauí e Itaueira; Serra da Capivara e Alto Parnaíba. A ação também envolveu a Sesapi com o Conselho dos secretários municipais de saúde e já vem sendo desenvolvida em todos os territórios do estado.

“Nós demos ênfase nesses territórios da primeira reunião, pois eles nos apresentam em seus relatórios um risco epidemiológico moderado. Este nível de risco epidemiológico nos implica algumas preocupações como aglomerações, com o não cumprimento do distanciamento social”, aponta Herlon Guimarães.

Na reunião foi feito um relato e avaliação do que esta acontecendo na condição desse risco epidemiológico e realizado um pedido, neste momento, de todas as secretarias municipais de saúde para ter uma transparência maior e uma comunicação melhor com a população sobre a utilização dos meios preventivos, principal forma conhecida para reduzir a transmissibilidade da doença.

O trabalho de monitoramento é feito de forma constante e continuará sendo realizado em todo o território do estado.