Saúde
Piauí registra cinco óbitos e 351 casos de Covid-19 em 24h

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) divulgou neste sábado (16), que o estado do Piauí registrou em 24h, 05 óbitos e 351 casos de COVID-19. O estado já registrou 151.397 casos confirmados e 2.950 mortes.
Um homem e quatro mulheres foram vítimas da Covid-19. Ele era da cidade de Manoel Emídio (78 anos). As mulheres eram de Guaribas (75 anos), Parnaíba (66 anos), Picos (73 anos) e São João do Piauí (75 anos). Todas as vítimas possuíam comorbidades.
Os casos confirmados no estado somam 151.397 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 2.950 e foram registrados em 203 municípios. Até agora, morreram 1.730 homens e 1.220 mulheres.
Saúde
Cinco postos de vacinação contra a Covid estarão abertos no final de semana em Teresina

A capital terá cinco postos de vacinação drive thru no final de semana para imunizar idosos contra a COVID-19, segundo informado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). Nesta sexta, 26, teve início a vacinação dos idosos com 88 e 89 anos. No sábado, 27 , serão vacinados os idosos de 86 e 87 anos e domingo os da faixa etária de 85 anos.
Hoje, estão funcionando até às 17h os postos de vacinação: 1 – Universidade Estadual do Piauí (UESPI) – Campus Torquato Neto – Rua João Cabral, 2231, Pirajá; 2 – Centro Universitário UNINOVAFAPI – Rua Vitorino Orthiges Fernandes, 6123, Uruguai; 3 – Centro Universitário Santo Agostinho – Avenida Professor Valter Alencar, 855, São Pedro e 4 – Teresina Shopping – Edifício Garagem G1 – Avenida Raul Lopes, 1000, Bairro dos Noivos. E no final de semana, além dos postos já citados, terá também o drive thru de vacinação do Shopping Rio Poty – Avenida Marechal Castelo Branco, 911, Bairro Porequanto.
“Os idosos em situação de dificuldade de acesso ao drive-thru receberão a vacina em uma Unidade Básica de Saúde e devem agendar a vacinação via site oficial da Fundação Municipal de Saúde”, explica Emanuelle Dias, da coordenação da campanha de vacina.
A primeira idosa a tomar vacina durante a abertura dessa etapa da campanha foi Lindalva Oliveira, de 89 anos. “Muito feliz em receber a vacina”, disse ela.

Os idosos precisam levar ao ponto de vacinação: documento de identificação com foto e data de nascimento; CPF ou cartão nacional do SUS e comprovante de residência da cidade de Teresina-PI.
Os idosos acamados receberão as doses em domicílio através de equipes volantes da FMS, também por agendamento via site oficial da FMS. “Para os idosos na faixa etária de 80 a 84 anos, será iniciada vacinação apenas para os acamados, pois o município só recebeu 24% das doses destinadas para esse público. Quando recebermos mais doses avisaremos a ampliação”, afirma Emanuelle Dias.
Saúde
Advogada denuncia que hospitais credenciados no IAPEP não estão atendendo pacientes com Covid-19

Uma advogada, identificada como Sara Rana, utilizou as redes sociais para denunciar e informar que os hospitais e clínicas credenciadas do plano de saúde IAPEP não estão atendendo pacientes com suspeita, ou até mesmo diagnóstico de Covid-19.
Conforme Sara Rana, a denuncia foi realizada após ela ter procurado atendimento médico para uma pessoa da família dela que estar com suspeita de reinfecção pelo Sars-CoV-2, o vírus responsável pela Covid-19. “Estou saindo do hospital da ProntoMed, já passei pelo São Marcos, já passei pelo hospital da Unimed, já passei por diversos hospitais e todos são enfáticos em dizer que o plano de saúde IAPEP está suspenso o atendimento para Covid há quatro dias”, explicou.
“(…) Ou seja, quem precisar de atendimento para Covid, com convênio Iapep, vai ter que se direcionar as unidades de atendimento públicos porque nós pagamos por esse plano e não temos acesso à ele. (…) As pessoas estão morrendo em razão da negligência do governo do estado. (…) Eu queria que o governador do estado [Wellington Dias] explicasse o porquê que a pessoas, servidores públicos, pagam pelo plano e não estão podendo usar há quatro dias. Explica aí governador, explica Wellington Dias”, cobrou a advogada Sara.
Sara Rana ainda informou no vídeo que vai judicializar o caso.
Outro lado
O Portal Encarando entrou em contato com a assessoria do Iapep, e por meio de nota, eles informaram que a suspensão do atendimento não foi informada para o instituto. A assessoria ainda esclareceu que houve uma reunião com a rede credenciada na busca de acordo quanto ao percentual de reajuste solicitado pelos hospitais ( de 135%) que prestam atendimento à pacientes com Covid-19, a fim de garantir o atendimento para estes casos. Contudo, não foi possível ainda um acordo.
Confira a nota na íntegra!
O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (IASPI), autarquia estadual responsável pela gestão do Plano Médico de Assistência e Tratamento (PLAMTA), esclarece aos usuários do sistema acerca dos últimos acontecimentos que envolvem o Instituto e os hospitais que compõem a rede credenciada ao PLAMTA, sobre uma possível suspensão do atendimento aos segurados do plano em casos de Covid-19:
Em razão da situação pandêmica vivenciada e a crescente taxa de ocupação dos leitos nas unidades de terapia intensiva no Estado do Piauí, o IASPI/PLAMTA promoveu reunião com sua rede credenciada na busca de acordo quanto ao percentual de reajuste solicitado pelos hospitais ( de 135%) que prestam atendimento à pacientes com Covid-19, a fim de garantir o atendimento para estes casos. Contudo, lamentavelmente, diante da postura irredutível e, principalmente, insensível dos hospitais que prestam tal atendimento, não foi possível ainda um acordo.
A direção do IASPI está trabalhando para uma solução imediata, reapresentando uma nova contra proposta de reajuste nas diárias para tratamento de covid, com intuito de compor um acordo e acredita que a tal suspensão não ocorreu de fato, até porque há uma implicação legal com relação a isso, além do Instituto não ter sido notificado com a antecedência de 30 dias.
A direção reitera e vem a público esclarecer que este Instituto não foi informado pela rede credenciada ao PLAMTA sobre a suspensão dos atendimentos aos seus usuários, e reforça que em hipótese alguma os atendimentos de urgência podem ser suspensos.
Saúde
Leitos de UTI Covid em Parnaíba atingem ocupação máxima

A direção Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, confirmou que a unidade de saúde atingiu a taxa total de ocupação dos leitos de UTI Covid-19. Na cidade, todas as vagas de UTI existentes estão ocupadas atualmente. Já os leitos clínicos, atingiram 87% de ocupação.
Ainda nessa terça-feira (23/02), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que tem feito esforços para expandir a rede assistencial, especialmente os leitos de cuidado intensivo. Contudo, a pasta ainda alertou que a expansão gradativa dos leitos pode não ocorrer em tempo hábil para atender à crescente demanda por internações.
Em Parnaíba, o trabalho está sendo voltado para a reativa do Hospital de Campanha Nossa Senhora de Fátima, que garantiria o reforço de mais 20 leitos de estabilização e 12 leitos de UTI. Contudo, conforme a Sesapi, afirma que torná-los operacionais demanda tempo pela exigência de equipamentos, insumos e a contratação de recursos humanos qualificados.
“Com a diminuição de casos de Covid-19 e a consequente redução das internações, o Ministério da Saúde desabilitou os leitos financiados pelo governo federal. Agora estamos tentando essas novas habilitações junto ao Ministério da Saúde, porém não é um processo tão rápido. Neste momento o mercado está com uma demanda muito alta e há falta dos produtos no mercado nacional e internacional. Não ter os insumos pra vender por causa da pandemia e os produtos que restam estão com os preços superfaturados. Além do Piauí, vários estados brasileiros já começam a ter dificuldade de manter os estoques dos produtos. O que dificulta a abertura de novos leitos”, explicou o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares.
A nível de informação
No Piauí, seis hospitais estão atualmente com leitos habilitados pelo Ministério da Saúde são eles: Hospital Regional Tibério Nunes, Floriano (05 leitos), Hospital Regional Chagas Rodrigues, Piripiri (10 leitos), Hospital Deolindo Couto, Oeiras (05 leitos), Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, Parnaíba, (10 leitos), Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, São Raimundo Nonato (15 leitos), Hospital Natan Portela (05 leitos) e Hospital da Polícia Militar (05 leitos) em Teresina.
-
Polícia2 anos atrás
Mulher que debochou da polícia após ser presa com drogas é solta após audiência de custódia
-
Polícia11 meses atrás
Acusado de matar médica morre após colidir frontalmente contra caminhão em Teresina
-
Piauí2 anos atrás
Médico flagra animal ao lado de incubadora de bebê prematuro na Evangelina Rosa
-
Vai Encarar?2 anos atrás
Tranquem as portas: 200 presos fogem da Major César quebrando tudo
-
Silas Freire2 anos atrás
Ciro Nogueira tenta fechar emissora de Wellington Raulino
-
Polícia2 anos atrás
Filho de ex-coronel da PM-PI e mais 4 são presos por roubos a bancos em Campo Maior
-
Vai Encarar?1 ano atrás
Paciente renal perde transplante após ter passagens negadas enquanto WD viaja de jatinho para ver o Lula
-
Vai Encarar?2 anos atrás
UESPI terá palestra com o título “A filosofia como modo superior de dar o cu”