Covid-19: Cidade do Piauí aplica vacinas acima do número recebido usando sobras de frascos

Em meio a escassez de vacina e a luta pela imunização, profissionais de saúde da cidade de Picos aplicaram mais doses do que o estoque recebido oficialmente.

O secretário municipal de Saúde, Aldo Gil, explicou que isso ocorre devido a uma sobra em cada frasco da vacina de Oxford. Foram enviadas 1.709 doses para o a cidade, no entanto, foram 1.718 pessoas foram imunizadas.

“As doses do laboratório Sinovac vinham em um frasco contendo apenas uma dose. Já as de Oxford, a gente percebeu que são 10 doses por frasco, mas a partir do primeiro frasco que a gente aplicou, foi observado uma sobra. Então, estamos conseguindo aplicar até 12 doses por frasco. Antes de iniciar a estratégia, entramos em contato com a Sesapi para pedir orientação quanto à isso é e eles nos informaram não havia nenhum problema e iniciamos com a otimização na aplicação das vacinas”, disse em entrevista à TV Cidade Verde.

O secretário ainda informou que, além de ultrapassar o número oficial de vacinas, ainda há uma sobra de frascos que permitirá uma maior imunização.

“Nós ultrapassamos o número oficial de vacinas recebidas e ainda temos três frascos contendo oficialmente 30 doses que, com certeza, vão render mais que isso”, disse.