Governo autoriza retomada das cirurgias eletivas no PI

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do Comitê de Operações Especiais (COE), decidiu pelo retorno de todos os procedimentos cirúrgicos eletivos ambulatoriais nos Estabelecimentos Públicos de Saúde do Estado do Piauí, sob a gestão da Sesapi. As cirurgias estavam suspensas por causa da pandemia.

Segundo dados do Complexo Estadual de Regulação Ambulatorial (CERA), os hospitais com as maiores filas de espera são o Hospital Getúlio Vargas e Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP), em Teresina, e o Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano. As especialidades médicas com maiores filas são Cirurgia Geral e Ortopedia.

O superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares, esclarece que, a retomada será gradual a partir desta semana. “O atendimento segue a fila de espera, com aqueles que já estavam com as consultas, exames e cirurgias agendadas, desde a paralisação. O objetivo é zerar algumas demandas o mais rápido possível”, explicou. O atendimento necessita de prévio agendamento, sendo respeitada a fila de espera da regulação.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto reforça o pedido de cautela e atenção da população nessa retomada. “Ainda estamos na pandemia e precisamos redobrar os cuidados para evitar contaminação pelo novo coronavírus. Não podemos aglomerar”, esclarece.