Leitos de UTI Covid em Parnaíba atingem ocupação máxima


A direção Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, confirmou que a unidade de saúde atingiu a taxa total de ocupação dos leitos de UTI Covid-19. Na cidade, todas as vagas de UTI existentes estão ocupadas atualmente. Já os leitos clínicos, atingiram 87% de ocupação.

Ainda nessa terça-feira (23/02), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que tem feito esforços para expandir a rede assistencial, especialmente os leitos de cuidado intensivo. Contudo, a pasta ainda alertou que a expansão gradativa dos leitos pode não ocorrer em tempo hábil para atender à crescente demanda por internações.

Em Parnaíba, o trabalho está sendo voltado para a reativa do Hospital de Campanha Nossa Senhora de Fátima, que garantiria o reforço de mais 20 leitos de estabilização e 12 leitos de UTI. Contudo, conforme a Sesapi, afirma que torná-los operacionais demanda tempo pela exigência de equipamentos, insumos e a contratação de recursos humanos qualificados.

Com a diminuição de casos de Covid-19 e a consequente redução das internações, o Ministério da Saúde desabilitou os leitos financiados pelo governo federal. Agora estamos tentando essas novas habilitações junto ao Ministério da Saúde, porém não é um processo tão rápido. Neste momento o mercado está com uma demanda muito alta e há falta dos produtos no mercado nacional e internacional. Não ter os insumos pra vender por causa da pandemia e os produtos que restam estão com os preços superfaturados. Além do Piauí, vários estados brasileiros já começam a ter dificuldade de manter os estoques dos produtos. O que dificulta a abertura de novos leitos”, explicou o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares.

A nível de informação

No Piauí, seis hospitais estão atualmente com leitos habilitados pelo Ministério da Saúde são eles:  Hospital Regional Tibério Nunes, Floriano (05 leitos), Hospital Regional Chagas Rodrigues, Piripiri (10 leitos),  Hospital Deolindo Couto, Oeiras (05 leitos), Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, Parnaíba, (10 leitos), Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, São Raimundo Nonato (15 leitos), Hospital Natan Portela (05 leitos) e Hospital da Polícia Militar (05 leitos) em Teresina.