FMS atende mais de mil usuários em mutirão de oftalmologia

Cerca de 1.500 usuários que aguardavam em fila de espera eletrônica foram atendidos hoje (31) por médicos oftalmologistas, no Centro de Saúde Lineu Araújo e em mais nove clínicas privadas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS)  de Teresina. A ação integra o programa “Teresina The Atende”, iniciativa da Fundação Municipal de Saúde (FMS) que fará mutirões de consultas e exames até o final do ano e que visa agilizar o atendimento nas áreas com grande demanda.

Dentre os atendidos no mutirão oftalmológico deste sábado (31), está a dona de casa Janete Alves, que se queixava de visão embaçada e se mostrou satisfeita com o atendimento recebido. “Gostei muito do mutirão. É uma oportunidade para gente que fica em fila de espera. Hoje, já fiz a consulta e os exames e foi tudo rápido. Estou muito feliz e espero que a Prefeitura continue com esses  projetos”, afirma.

Segundo o presidente da FMS, Charles Silveira, a Fundação tem desenvolvido outras estratégias para atender cada vez mais e melhor a população. “Com o programa Teresina The Atende, queremos gerar impacto positivo na rede de saúde. Além disso, faremos um chamamento público com a finalidade de aumentar a base de prestadores de serviços especializados e, assim, ampliar a oferta de vagas em especialidades com grande demanda”.

Os atendimentos oftalmológicos aconteceram simultaneamente no Centro de Saúde Lineu Araújo, Hospital do Olho Raimundo Braga, H Visão, Clínica Marcos Guedes, Oftalmed, Oftalmoclínica Piauiense, Oftalmocenter, Pronto Oftalmo, Oftalmos e Clínica José Paiva. Além das consultas com médicos oftalmologistas, a população realizou exames e, em certos casos, teve a sua cirurgia na visão marcada.

De acordo com a Dra. Anália Fernandes, médica oftalmologista do Centro de Saúde Lineu Araújo, a maioria dos atendimentos realizados no seu consultório foi de pacientes que necessitavam de prescrição de óculos, especialmente para leitura. “Nós atendemos também casos de usuários que necessitavam realizar exames de rotina de glaucoma e que precisavam fazer cirurgia de catarata”, afirma.

A oftalmologista Dra. Anália Fernandes também deu ainda algumas dicas para manter a saúde da visão. “A população deve se consultar com oftalmologista uma vez ao ano, pelo menos. Além de usar óculos solar original, ter alimentação saudável, inclusive rica em vitamina A e evitar coçar o olho com  as mãos sujas. Outra dica importante é não utilizar óculos prescrito por profissional que não seja oftalmologista, para evitar complicações”.

Como funciona o programa Teresina The Atende

O programa “Teresina The Atende” acontecerá todos os sábados na cidade de Teresina e irá  realizar consultas e exames nas áreas de neurologia, oftalmologia, cardiologia e ortopedia, consideradas especialidades com grande demanda. Para ter acesso aos mutirões, a FMS explica que o programa é destinado aquelas pessoas que aguardam em fila de espera eletrônica e que foram chamados oficialmente por telefone.