Siga as Redes Sociais

Teresina

Prefeitura e Governo assinam acordo para aperfeiçoar atendimento às urgências psiquiátricas

Redação Encarando

Publicado

em

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) criou protocolo que define o papel de cada instituição nos atendimentos de pessoas em situação de urgências psiquiátricas antes da chegada ao hospital e, nesta sexta-feira (11), órgãos da Prefeitura de Teresina e do Governo do Estado do Piauí que são responsáveis pelo atendimento desse público assinaram acordo no qual se comprometem a executá-lo.

Em audiência no Ministério Público, o acordo foi assinado por representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Secretaria de Saúde do Piauí (SESAPI), da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e prevê também a execução do fluxo de atendimento à pessoa com transtorno mental em crise para melhorar o acesso aos serviços de saúde mental. Esse documento foi lançado nesta sexta-feira e será implementado para reorganização da rede.

O protocolo da FMS estabelece que, em caso de urgência psiquiátrica, o usuário pode acionar o SAMU através do 192. Se houver necessidade, o próprio médico regulador do SAMU aciona o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar para contribuir com o atendimento no local. “Todas essas equipes receberão capacitação para realizar a abordagem do paciente psiquiátrico de forma humanizada”, explicou o presidente da FMS, Charles Silveira.

Segundo Luanna Bueno, gerente de Saúde Mental da FMS, esse procedimento irá ampliar o cuidado com o usuário diagnosticado com transtorno mental. “O conhecimento é a chave propulsora para vencer preconceitos na saúde mental. Hoje, foi dado um passo importante, pois SAMU, Corpo de Bombeiros e Policia Militar vão ser capacitados para acolher esse usuário em crise de maneira mais humanizada e conduzir o caso da melhor forma”, destacou.

A promotora de justiça do Ministério Público do Piauí, Marlúcia Gomes, afirma que a assinatura do acordo e consecutiva criação do protocolo ocorreu após verificação da necessidade de aperfeiçoar a abordagem do paciente com transtorno mental em crise. “Constatamos essa necessidade e, então, discutimos com os entes envolvidos para que cada um possa atuar dentro da sua esfera”, ressaltou.

Teresina

Jovem de 17 anos será prefeita de Teresina por um dia

A estudante Auricélia, de 17 anos, assumirá simbolicamente a prefeitura, nessa quarta-feira.

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Ascom/SMPM

A estudante Auricélia, de 17 anos, assumirá simbolicamente, nessa quarta-feira (23), a função de prefeita de Teresina por um dia. Acompanhada do prefeito Firmino Filho, ela começa o dia participando da abertura da audiência pública sobre o Plano de Ordenamento Territorial de Teresina. O evento acontece no Centro de Formação Odilon Nunes, localizado na Rua Magalhães Filho, 1722, Marquês.

Filha de um pedreiro e mãe desempregada, a estudante da 2ª série do ensino médio afirma que ser prefeita por um dia vai ser uma excelente oportunidade para sugerir projetos e mostrar demandas que atendam especificamente ao público jovem feminino. “Sempre tive interesse em batalhar por mais espaços e pelos direitos das meninas. Orientada por minha mãe, tenho esse desejo de aprender mais sobre os nossos direitos, e ajudar também aquelas que não têm a mesma oportunidade que eu estou tendo agora, tanto de participar do projeto, quanto de ocupar por um dia um cargo tão importante”, ressalta.

Neste ano, 22 meninas com idades que variam entre 13 e 19 anos estão ocupando lugares de destaque como os de gestoras de secretarias do município, mídias (tv, rádio e digital influencer), gestores estaduais, além de funções como o de vereadora e deputada estadual. A ideia da ocupação de cargos faz parte da Campanha Meninas Ocupam, criada em 2016, pela ONG Plan International, e executada em Teresina em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas Para Mulheres (SMPM).

“O objetivo da ação é despertar a atenção para os direitos das meninas, proporcionando que elas conheçam o seu potencial, saibam de seus direitos e que contribuam para a diminuição da discriminação de gênero”, explica a secretária Macilane Gomes.

Atualmente, o movimento de ocupação de cargos se espalha por 72 países. No Brasil, a Plan funciona em Teresina, São Paulo, Bahia e no Maranhão.

Fonte: Semcom/PMT

Continue Lendo

Piauí

BR-316 é interditada por manifestantes em protesto contra falta d’água

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (22), um grupo de moradores do Povoado Chapadinha, na zona Rural de Teresina, interditaram a BR-316 em um ato contra a falta de água da região.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) houve uma interdição total da via, a partir do km 22, sendo liberada após quatro horas de manifestação.

Cerca de 20 pessoas reivindicam, pela continuidade do sistema de abastecimento de água, além disso, eles afirmam que também não estão com fornecimento de energia para atender às necessidades da população.

Continue Lendo

Piauí

Trecho da Av. Marechal Castelo Branco será interditado neste domingo

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Neste domingo (20) a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) fará a interdição, das 6h30 às 9h, em parte da Avenida Marechal Castelo Branco, nos dois sentidos, por conta da realização de uma corrida de rua.

Serão interditados o trecho embaixo da ponte Juscelino Kubitschek (avenida Frei Serafim) até o cruzamento com a avenida São Raimundo, e no sentido contrário até as proximidades da ponte da Primavera, zona Norte.

O gerente de Operações e Fiscalização da Strans, Denis Lima, orienta sobre o trânsito durante a corrida. “Queremos informar aos condutores de veículos que evitem transitar por esse trecho da Avenida Marechal Castelo Branco que estará interditado, mas tão logo acabe o evento, o trecho será liberado e tráfego volta ao normal na avenida”, alerta.

Lima orienta ainda que os condutores utilizem outros acessos em seus deslocamentos para que não aconteça nenhum transtorno para o evento e nem no trânsito dessa área.

Continue Lendo
Acqua Blu

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat