Prefeitura de Teresina já gastou R$ 40 mil em recuperação de estações de passageiros

A prefeitura de Teresina através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) investiu cerca de R$ 40 mil, em três meses, na recuperação das estações de embarque e desembarque de passageiros por furtos de equipamentos e atos de vandalismo.

De julho até o início deste mês, foram registradas 38 ocorrências de furtos de fios e lâmpadas e duas ocorrências de quebra de vidros. O último caso foi na noite desta quarta-feira (23), quando foram quebrados os vidros da Estação Fórum Sul, na Avenida Professor Wall Ferraz, zona Sul.

A reposição dos equipamentos furtados e danificados é feita pela Strans e cada ocorrência é registrada para manter as estações em bom funcionamento e evitar transtornos aos usuários. Outra medida do órgão para garantir a segurança é a realização de Boletim de Ocorrência nos Distritos Policiais e o convênio com a Polícia Militar.

O diretor de Operações e Fiscalização da Strans, Coronel Jaime Oliveira, informa que já foi implantado o sistema eletrônico de alarme na Estação Lourival Parente. “Essa foi a estação que teve a maior quantidade de ocorrências e, por essa razão, já está em funcionamento o sistema eletrônico, para evitar essa prática delituosa que está se repetindo em várias estações, onerando os custos de manutenção das estações de passageiros”, fala. O sistema de alarme funciona das 23h às 5h, quando não existe fluxo de passageiros.

O supervisor de manutenção da Strans, Marco Antonio Cunha, explica que a cada ocorrência registrada é feito o reparo. “Fazemos rotineiramente a manutenção com a reposição de fios e de lâmpadas nas 54 estações que já estão em funcionamento em Teresina”, diz.

Dados de furtos nas estações

Conforme dados da Strans, a maior quantidade de ocorrências em três meses foi em 13 estações nos corredores Sul I (Avenidas Barão de Gurgueia e Henry Wall de Carvalho), Sul II (Miguel Rosa e Pref. Wall Ferraz) e Sudeste (Avenida Gil Martins).

A estação Lourival Parente Sul/Norte teve a maior quantidade de ocorrências, com um total de sete casos, e na estação Lourival Parente Norte/Sul foram seis ocorrências de furtos de equipamentos. A Estação Justiça Federal Sul/Norte teve cinco ocorrências, e Balão da Miguel Rosa Sul/Norte e Ivan Tito Sul/Norte tiveram quatro ocorrências.