Siga as Redes Sociais

Teresina

Atos de vandalismo causam prejuízo de R$ 130 mil à iluminação pública de Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Imagem Ilustrativa. (Foto: Reprodução)

A Prefeitura de Teresina já gastou R$ 130 mil na reposição de 8 mil metros de cabos de iluminação roubados, no total foram 23 intervenções, em atos de vandalismo que vem ocorrendo na cidade, prejudicando desta forma, o bem estar e segurança da população.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), Marco Antonio Ayres, a reposição dos cabos é feita, geralmente, nos mesmos locais, apontando um problema geral de segurança pública.

“Lagoas do Norte, Av. Padre Humberto Pietro Grande (Prolongamento da Cajuína), Av. Raul Lopes e Av. Marechal Castelo Branco são locais com frequentes furtos de cabos e a população é quem mais sofre com tudo isso, ficando, por vezes, totalmente no escuro e mais suscetíveis as ações dos vândalos”, destaca.

O secretário ainda reitera que as equipes da coordenação de iluminação pública realizam manutenção em toda a cidade, a fim de garantir uma cidade iluminada para todos, atuando na reposição de luminárias e que em casos de roubo de cabos, os reparos podem ser mais demorados.

“A Praça Saraiva, por exemplo, que recentemente foi alvo de vândalos e é bastante extensa, as equipes precisam de mais tempo para verificar cada ponto que teve um trecho de cabo furtado, levando mais tempo para solucionar o problema. Precisamos de um reforço na segurança pública a fim de garantir não só uma redução de prejuízos ao município, mas para garantir mais qualidade de vida para a população”, completa o secretário da SEMDUH.

Disque Iluminação

Em casos de falta de iluminação pública, a população pode atuar como parceira da Prefeitura Municipal de Teresina e realizar denúncias e solicitações por meio do Disque Iluminação (0800 280 47 12). Outra maneira é por meio do Colab, aplicativo gratuito para IOS e Android, que recebe postagens de demandas da população de forma direta para a secretaria e coordenação responsável pela resolução.

Com informações da PMT

Teresina

SDR distribui sementes a 1.500 horticultores de Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Renato Bezerra

Os horticultores de Teresina estão recebendo durante esta semana sementes que serão usadas para reforçar a produção e comercialização dos ítens de horticultura em toda a cidade. A iniciativa da Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR) vai contemplar 1.500 horticultores, distribuídos em cerca de 40 hortas comunitárias da capital.

Serão distribuídas sementes de coentro, quiabo, alface, rúcula, cenoura, beterraba, tomate, salsa, couve e pimentão. A superintendente de Desenvolvimento Rural, Maria Vilani, informa que a iniciativa é uma maneira de incentivar a produção e ajudar os horticultores neste momento de crise ocasionada pela pandemia do novo coronavírus. “Eles também estão sofrendo com esse momento, com a falta de recurso para adquirir sementes e insumos, e essa é uma forma de ajudá-los a manter a produção ativa”, afirmou.

A distribuição teve início nesta segunda-feira (13), pela zona leste da cidade, e segue um cronograma que contempla todas as regiões de Teresina. Até sexta-feira, os horticultores de hortas comunirárias localizadas nas quatro zonas da capital estarão com suas sementes para iniciar a produção de hortifrutis.

Neste período, a superintendente afirma que essa atividade também precisou se reinventar e alguns horticultores, para não parar de vender, aderiram a modalidades como delivery e drive thru, com a comercialização acontecendo na própria comunidade.

Fonte: PMT

Continue Lendo

Teresina

Sdu inicia obras de asfaltamento e recapeamento na zona Norte de Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Imagem Ilustrativa: Foto/PMT

Respeitando os protocolos de segurança necessários para a realização de obra em vias públicas, a SDU Centro Norte inicia nesta segunda (13), o recapeamento na avenida Ministro Sérgio Motta e rua Lourival Mesquita e ainda o asfaltamento na rua Amadeu Paulo. O valor do contrato de serviço ultrapassa 1 milhão e 600 mil reais. A obra tem previsão de conclusão em 180 dias.

Na Avenida Ministro Sérgio Motta o trecho recapeado será entre a Avenida Poti Velho e a Rua José Painha. A Rua Lourival Mesquita receberá melhoria no trecho entre a Avenida Poti Velho e a Rua Lavínia Gonçalves. Já o asfaltamento na Rua Amadeu Paulo será na área entre as Ruas Francisco Magnólia e Raimundo Dorotéia.

A obra de mobilidade que vai beneficiar muitas famílias que moram na zona Norte da cidade, especialmente, as que moram nos Residenciais Francisca Trindade, Parque Brasil e Jacinta Andrade. A engenheira Adélia de Melo explica que a obra vai iniciar seguindo os protocolos para garantir a segurança de todos.

“Essa é a primeira obra que será iniciada após a pandemia do Covid 19, por isso iremos observar todos os critérios estabelecidos cuidadosamente para que não tenhamos nenhum tipo de problema. O trabalho será iniciado pelo recapeamento das vias, em seguida o asfaltamento e obra prevê ainda a pintura a sinalização horizontal nas vias”, explica.

Fonte: PMT

Continue Lendo

Teresina

Prefeito decreta luto oficial após Teresina registrar mais de 500 mortes por Covid-19

Avatar

Publicado

em

O prefeito Firmino Filho decretou luto oficial de três dias em Teresina depois que a cidade passou da marca de 500 mortes causadas pela Covid-19. O ato simbólico é uma forma de expressar pesar e manifestar solidariedade às famílias e amigos das vítimas.

“Vivemos um momento triste na nossa cidade e queremos prestar nossa solidariedade a todas as pessoas que sofrem pela perda de algum familiar ou amigo. Temos consciência de como esse vírus é letal e de quanta tristeza já causou, mas devemos seguir aprendendo e adotando todos os cuidados para que o vírus faça cada vez menos vítimas. E todos têm um papel importante nessa luta”, disse o prefeito Firmino Filho.

No decreto, o prefeito também destacou o empenho dos profissionais da área de saúde que estão na linha de frente no atendimento às vítimas da Covid-19. “Meu agradecimento especial a cada um que tem se dedicado ao trabalho de salvar vidas, a cuidar de cada paciente que chega às unidades de saúde. Desde o início da pandemia, nosso trabalho tem sido para fazer o melhor em termos de assistência às pessoas infectadas pelo vírus. Investimos na melhoria e na ampliação da rede de saúde da cidade, mas nada disso será suficiente se não houver o compromisso de todos para preservar vidas, cumprindo todas as medidas para reduzir a circulação do vírus”, destacou.

Neste sábado, 11, Teresina registrou mais seis mortes causadas pela Covid-19, elevando o total de óbitos para 505.  O número de casos confirmados chega a 11.886, de acordo com dados do painel epidemiológico elaborado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). Um dado positivo é que as últimas pesquisas de investigação sorológica realizadas pela Prefeitura mostram que a taxa de transmissão da doença vem caindo depois de uma série de medidas adotadas para aumentar os índices de isolamento.

Nesta semana, a Prefeitura também acrescentou mais 24 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) à rede hospitalar da cidade, garantindo maior segurança ao atendimento dos pacientes infectados pelo novo coronavírus. Assim, a rede municipal de saúde conta com 101 leitos e há previsão de mais 36 a serem abertos no Hospital de Campanha anexo ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Continue Lendo
Acqua Blu

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat