Siga as Redes Sociais

Teresina

Carnaval de rua: é dada a largada para os blocos carnavalescos de Teresina

Publicado

em

Foto: Divulgação/FMCMC

O carnaval de rua de Teresina já virou tradição e vem conquistando o coração do público. Com o objetivo de fortalecer na capital a cultura popular mais festejada do país, a Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), está com inscrições abertas para a seleção de projetos carnavalescos. Serão escolhidos 26 projetos.

Os blocos de carnaval já fazem parte do calendário cultural de Teresina e cada um possui sua particularidade, promovendo diversão para todos os gostos. “Temos notado que o Carnaval de rua de Teresina tem movimentado bastante o cenário cultural da cidade. As pessoas estão mais participativas na folia feita pelos blocos e por isso estamos incentivando cada vez mais os projetos carnavalescos que só enriquecem a tradição da nossa festa”, destaca Abiel Bonfim, superintendente da FMC.

Os blocos de rua carregam a história do Carnaval de Teresina. Ao longo dos anos, os grupos vêm se organizando e mantendo vivo o costume de curtir a folia nas ruas e avenidas da cidade. De norte a sul da capital, o folião consegue encontrar blocos carnavalescos, sejam os clássicos ou os novos, reunindo milhares de pessoas para a festa.

Representando uma manifestação da cultura popular que perpassa gerações, o bloco Vaca Atolada, realizado no bairro Matinha, Zona Norte da cidade, é um dos maiores blocos de Teresina e possui mais de 30 anos de existência.

“O carnaval de Teresina cresceu muito. Hoje, o Vaca Atolada é referência na cidade. Você consegue ver a multidão de gente que acompanha o percurso do bloco e isso é gratificante”, afirma Daniel Borges, diretor do Vaca Atolada.

Com o objetivo de incentivar mais ainda essa atividade cultural, a FMC está com as inscrições abertas para seleção dos projetos carnavalescos. Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição, disponível no protocolo da FMC/PMT, com todos os anexos exigidos.

As inscrições vão até o dia 17 de janeiro, com exceção dos domingos e feriados, no horário de 7h30 às 13h. Para mais informações, consulte o edital.

Fonte: Semcom/FMS

Vacinação

Drive-thru de vacina é estendido até sexta (30) em Teresina

Publicado

em


A Fundação Municipal de Saúde (FMS) estendeu até a sexta-feira (30/07) o drive-thru para aplicação da 2ª dose da vacina contra a covid-19 em Teresina.

Nesta quarta-feira (28), a imunização segue com a vacina Astrazeneca. Na quinta-feira (29/07) terá drive thru de segunda dose da vacina Coronavac para quem tem especificado na carteira de vacinação até 01/08 e na sexta-feira (30/07)o drive thru é da vacina Astrazeneca para quem tem a segunda dose até 02/08. A FMS explica que para a vacinação em drive thru não precisa fazer agendamento.

A coordenadora da campanha de vacinação, Emanuelle Dias, orienta as pessoas que deixaram de se vacinar com a segunda dose da Astrazeneca, na data especificada na carteira de vacinação, e que já passou da data, que essas pessoas devem ir a um dos pontos de drive thru nesta quarta-feira (28) para receber a segunda dose.

Veja locais de drive thru esta semana:


Quarta-feira (28) – Astrazeneca – Segunda dose até 28/07

  • Terminal Bela Vista
  • Terminal Parque Piauí
  • Terminal Buenos Aires
  • CEU Norte – Centro de Artes e Esportes Unificados Vieira Toranga (CEU – Norte) – Santa Maria da Codipi
  • Terminal Itararé
  • Terminal Livramento
  • ADUFPI
  • Terminal Zoobotânico

Quinta (29) – Coronavac – Segunda dose até 01/08

  • Terminal Bela Vista
  • Terminal Buenos Aires
  • Terminal Itararé
  • Adufpi
  • Terminal Zoobotânico
  • CEU Norte – Centro de Artes e Esportes Unificados Vieira Toranga (CEU – Norte) – Santa Maria da Codipi

Sexta (30) – Astrazeneca – Segunda dose até dia 02/08

  • Terminal Bela Vista
  • Terminal Buenos Aires
  • Terminal Livramento
  • Adufpi
  • Terminal Zoobotânico
  • CEU Norte – Centro de Artes e Esportes Unificados Vieira Toranga (CEU – Norte) – Santa Maria da Codipi

A coordenadora da campanha de vacinação, Emanuelle Dias, informa sobre a documentação que deve ser apresentada é documento de identificação com foto e data de nascimento, CPF ou Cartão Nacional do SUS, comprovante de endereço no município de Teresina e o cartão de vacina para comprovar a primeira dose com a data do agendamento dessa segunda dose.

Continue Lendo

Vacinação

FMS reabre agendamento para primeira dose de grupos essenciais em Teresina

Publicado

em

A partir das 18h desta segunda-feira (26/06), pessoas que atuam em mais de 10 serviços considerados essenciais poderão agendar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Teresina.

Os grupos essenciais são formados por trabalhadores que integram serviços considerados indispensáveis durante e que não pararam durante a pandemia, e foram definidos pelo Conselho Municipal de Saúde para ter direito a 20% das doses que chegam ao município. São eles:

  • Trabalhadores do Mercado Público
  • Atendente de panificadoras
  • Caixas de supermercado
  • Trabalhadores da assistência social (SEMCASPI/SUAS)
  • Funcionários dos Correios
  • Garçons e cozinheiros de restaurantes, bares e lanchonetes
  • Músicos
  • Táxistas e mototaxistas cadastrados
  • Profissionais da imprensa

O agendamento é feito pelo endereço http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/. A entrar no site, o usuário deve clicar no botão “agendamento público alvo”, que levará a uma página onde deve escolher a opção “grupo essencial” e depois a categoria a qual pertence, inserir os dados pessoais e escolher local, dia e hora da vacinação.

No momento da imunização, é preciso apresentar os seguintes documentos: cartão de vacinação (se tiver), documento de identificação com foto e data de nascimento; CPF ou cartão nacional do SUS e um comprovante de endereço que comprove que a pessoa reside em Teresina, além de documentos específicos para cada grupo como:

Para profissionais da imprensa: Documento que comprove o grupo a que pertence – contracheque atual ou contrato de prestação de serviço ou documento que comprove a atividade laboral (últimos 3 meses) expedido pelo estabelecimento onde o trabalhador atua, no município de Teresina.

Para trabalhadores de mercados públicos: Declaração emitida pela administração dos mercados públicos de Teresina, que comprove o exercício efetivo da função.

Para atendente de panificadoras, caixas de supermercado, garçons e cozinheiros de restaurantes, bares e lanchonetes: Contracheque ou Carteira de trabalho e declaração do serviço, especificando a função;

Para trabalhadores da assistência social (SEMCASPI/SUAS) e trabalhadores dos correios: Contracheque ou declaração do serviço;

Para músicos: Contrato de prestação de serviço ou Carteira da Ordem de Músicos ou Carteira da Associação dos Músicos;

Para taxistas e mototaxistas: Comprovante de permissão de taxista ou mototaxista (cadastro STRANS).

Continue Lendo

Vacinação

Mais de meio milhão de piauienses estão imunizados contra a Covid-19, diz Sesapi

Publicado

em

Números divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) apontam que o Piauí atingiu a marca de mais de meio milhão de pessoas imunizadas contra a Covid-19. Conforme o Vacinômetro, 455.878 receberam as duas doses da vacina, outras 45.038 foram vacinadas com o imunizante da Janssen que necessita apenas uma dose para completar o ciclo vacinal. O total, corresponde a 15,22% de cobertura vacinal da população (500.916).

De acordo com a Sesapi, o número só foi possível devido a um trabalho conjunto de estado e municípios para acelerar a vacinação dos piauienses.

Atualmente, o Plano Nacional de Imunização disponibiliza quatro vacinas para combate a Covid-19 e delas três (AstraZeneca, Pfizer, CoronaVac ) necessitam de duas doses para completar o ciclo de imunização, apenas o imunizante da Janssen precisa de uma dose para estar totalmente vacinado contra o vírus.

Os números do Vacinômetro da Sesapi também mostram que já receberam a primeira dose das vacinas 1.287.282 pessoas, o que possibilita uma cobertura vacinal de 39,23%. “Nossa expectativa é de vacinar, com a primeira dose, 80% da população de 18 a 59 anos até outubro e, até o fim do ano, estar com a nossa população 100% vacinada com, pelo menos, uma dose. Por isso, precisamos da colaboração de todos e da chegada de mais vacinas ao nosso estado”, disse Florentino Neto.

O Piauí também já recebeu 2.176.820 doses de vacinas do Ministério da Saúde e repassou aos municípios 2.120.332 imunizantes. Estão com as secretarias municipais de Saúde, para aplicação de primeira, segunda ou dose única 333.451 vacinas. Também há uma reserva técnica de segurança de 2.000 doses e 54.488 imunizantes reservados para segunda dose.

Com informações da Sesapi

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat