Siga as Redes Sociais

Teresina

Empresa francesa inicia diagnóstico para a melhoria do transporte público em Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

A empresa vencedora da licitação para implementar o Observatório da Mobilidade em Teresina, projeto da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), está realizando a coleta de dados para elaborar um diagnóstico sobre o sistema de transporte público da capital piauiense. Este diagnóstico é a primeira etapa de implantação do observatório, que pretende tornar o sistema mais transparente e eficiente através do compartilhamento de informações.

A vencedora da licitação foi a Systra, empresa francesa com filial no Brasil, que até fevereiro deve concluir um diagnóstico profundo do sistema de transporte de Teresina, com uma análise de oferta do transporte, demanda da população e outros dados. Através dessas informações, será feita uma identificação dos problemas e possíveis soluções.

Na segunda etapa será feita uma análise, juntamente com a Prefeitura de Teresina e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), para então buscar a melhor forma de fazer o Observatório da Mobilidade funcionar, com participação de gestores públicos e também da população.

“Iremos fazer um diagnóstico profundo do sistema de transporte de Teresina, onde iremos ter também uma parceria com a UNIFOR na parte de tecnologia, que irá se dividir em três etapas: análise da oferta e demanda do transporte público, análise da estruturação, resolução dos problemas detectados e o funcionamento da plataforma para trazermos melhorias para o transporte público”, relata Mariana Moura, gerente de Projetos da Systra.

O projeto

O Observatório da Mobilidade será uma plataforma que irá gerar e disponibilizar indicadores do transporte público. Assim, a ideia é que o sistema se torne mais transparente e eficiente.

A implantação do projeto em Teresina recebe um financiamento de 500 mil euros da AFD através do Programa Euroclima, que financia 16 iniciativas espalhadas pela América Latina. No Brasil, apenas Teresina e Santos foram contempladas. Em 2018, o Observatório da Mobilidade foi escolhido como melhor projeto apresentado na Conferência de Cidades da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal).

Fonte: Semcom/PMT

Teresina

Banco Popular lança novas condições para pequenos empreendedores em 2020

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Divulgação

Somente em 2019, o Banco Popular de Teresina (BP) emprestou mais de 2,4 milhões de reais para 871 empreendimentos. Neste ano, o lançamento dos novos valores e prazos das linhas de créditos acontecerá no dia 27 de fevereiro, às 8h30, no auditório do SEBRAE.

O Banco é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest) e proporciona aos pequenos empreendedores, sobretudo os de natureza solidária, o acesso ao microcrédito. São empreendedores de várias áreas ligados à economia solidária e criativa, como artesãos que trabalham com arte santeira, bordados, bonecas e outros.

O vereador e secretário da Semest, Ricardo Bandeira, destacou que a oferta do crédito é essencial para fomentar o empreendedorismo. “É gratificante contribuir para o crescimento desses pequenos empreendedores em diversas áreas. Em 2020 vamos aumentar ainda mais as oportunidades para que nosso resultado final continue sendo melhorar a vida do cidadão teresinense”, disse o secretário.

Para fazer um empréstimo no Banco Popular é preciso se dirigir até ao Banco portando cópias e originais do RG, CPF, dados bancários, comprovante de endereço e comprovação da atividade que desenvolve. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h, na Avenida Campos Sales, Nº 1292, Centro/Norte.

Fonte: PMT

Continue Lendo

Teresina

Colisão entre motocicletas deixa uma pessoa morta e outra ferida na zona Norte de Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Um jovem identificado como Aryelson Sousa de castro, de 23 anos, morreu após uma colisão entre motocicletas no bairro Poti Velho, zona Norte de Teresina.

A ocorrência foi atendida pela Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran), e entretando não há maiores informações sobre o que motivou o acidente. O caso está sendo investigado.

O outro motociclista foi identificado como Walison da Silva, também de 23 anos. Ele sofreu ferimentos e foi encaminhado ao hospital.

O corpo de Aryelson foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML).

Continue Lendo

Teresina

Adolescente morre após motocicleta colidir contra árvore em Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Uma adolescente identificada como Emylle Suane, de 17 anos, morreu após um acidente de motocicleta na Avenida Henry Wall de Carvalho, na zona Sul de Teresina, na tarde desta terça-feira (25).

De acordo com testemunhas, a jovem estava de carona na moto, que era pilotada por um amigo, que acabou perdendo o controle e colidindo contra uma árvore. A informação é de que os dois haviam saído de uma festa de carnaval.

As duas vítimas foram socorridas e encaminhadas ao Hospital de Urgência de Teresina, mas Emylle acabou não resistindo aos ferimentos e veio a óbito. O rapaz continua internado.

Continue Lendo
Acqua Blu

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat