Estudante do Unitodos é aprovado para curso de Medicina da UFPI

O estudante de escola pública, Valber Tiago Silva, 19 anos, oriundo de família humilde, é o primeiro de sua casa a conseguir uma aprovação para um curso superior. Ele foi aprovado para o curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí, um dos mais concorridos da instituição, após passar pelo Programa Universidade ao Alcance de Todos – Unitodos, preparatório para o Enem oferecido pela Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Juventude (Semjuv). Essa é a segunda vez que ele tenta uma das vagas do curso e a notícia positiva foi a coroação dos anos de muito estudo e preparação.

“Pela minha pontuação, eu já estava esperando que eu conseguisse uma das vagas, ou no primeiro semestre, por meio das cotas, ou no segundo semestre, por chamada regular. Mas passei logo para o primeiro semestre. Foi uma felicidade muito grande, é a segunda vez que tento uma aprovação para este curso e agora deu certo”, afirmou Valber, que é filho de pai ferreiro armador e de mãe que trabalha com serviços gerais.

O Unitodos oferece aulas com professores qualificados para jovens com baixa renda familiar e estudantes de escolas públicas que já cursaram ou estão cursando o terceiro ano do ensino médio. “O Unitodos me ajudou bastante a estudar, a ter um cronograma e a ter contato com os conteúdos que iam cair na prova”, conta Walber, acrescentando que dedicava entre quatro e seis horas do seu dia para estudar os conteúdos, além do tempo que passava no curso preparatório.

O estudante se junta aos mais de 200 aprovados do Unitodos, na última prova do Enem. Para o secretário municipal da Juventude, Zé Filho, ter um aluno aprovado para um dos cursos mais concorridos do país, é a coroação do trabalho desenvolvido pelo projeto coordenado pela Secretaria Municipal de Juventude. “Recebemos a notícia com muita alegria, é a confirmação de que nosso trabalho está provocando mudanças na vida das pessoas”, afirmou.