Coronavírus: Idosos lotam coletivos em Teresina e Prefeitura suspende gratuidade para manter grupo de risco em casa

A Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) publicou o Decreto Nº 19.541, que dispõe sobre as medidas na área do transporte público para o enfrentamento à pandemia provocada pelo Covid-19. A medida é voltada para os idosos, considerados grupo de maior risco para a doença, e tem como objetivo mantê-los em casa.

Dados da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) mostraram que nessa segunda-feira (23) foi verificado, pela bilhetagem eletrônica, que cerca de 3 mil passageiros idosos utilizaram, com direito à gratuidade, o transporte coletivo da capital. Dessa forma, foi suspensa a gratuidade do idoso referente ao transporte público.

Weldon Bandeira, superintendente da Strans, explica a necessidade da medida, e afirma que se esperava uma redução de passageiros de todas as idades. Entretanto, na categoria dos idosos não se verificou o mesmo percentual das demais.

“Na última sexta-feira, 20, foi registrado pela bilhetagem cerca de 3.900 idosos circulando nos ônibus com o uso da gratuidade. Nesta segunda já verificamos cerca de 3 mil. Nosso apelo é para que as famílias impeçam os idosos de saírem de casa. Já está comprovado e alertado que são os idosos os que mais apresentam problemas de saúde com esse vírus. Se faz necessário proteger esses idosos e evitar a transmissão da doença na cidade”, explica

O decreto assinado pelo prefeito Firmino Filho, também limita o funcionamento do Transporte Eficiente (que atende pessoas com deficiência), os atendimentos agora acontecem através de agendamento, somente em casos especiais de saúde e de abastecimento pessoal. Fica determinado às empresas que operam o sistema de transportes públicos que mantenham o funcionamento da frota mínima prevista constitucionalmente, que é de 25%, e que os consórcios de ônibus forneçam os materiais necessários de segurança e de limpeza.

A recomendação das autoridades da área da saúde e dos gestores é que todas as pessoas fiquem em casa.  No caso das pessoas com mais de 60 anos de idade, por ser o grupo de maior risco de contrair o Covid -19, esta recomendação deve ser obedecida.

Em todo o Brasil teve início nessa segunda (23), a campanha de vacinação contra a gripe para pessoas com idade a partir de 60 anos. Em Teresina, existem postos funcionando em 91 Unidades Básicas de Saúde (UBS ) em todos os bairros da cidade e até em escolas.

Veja o decreto na íntegra!

Decreto Nº 19.541