Siga as Redes Sociais

Teresina

Firmino Filho suspende cobrança do IPTU em Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

O prefeito Firmino Filho decidiu suspender o prazo para o pagamento obrigatório do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) devido à crise gerada pela pandemia do coronavírus. No entanto, ele solicita que, aqueles que puderem, paguem a cota única ou primeira parcela dos impostos como forma de colaborar com o município no enfrentamento desse momento crítico. Para aqueles que tiverem dificuldade de fazer o pagamento, a Prefeitura vai estabelecer um novo prazo de vencimento, sem qualquer prejuízo para o contribuinte.

“Estamos numa crise muito complicada. A receita do município caiu e vai cair ainda mais porque muitas atividades econômicas estão paralisadas. Isso tem um impacto direto nas nossas finanças porque, ao mesmo tempo, precisamos realizar importantes investimentos, especialmente na área da saúde. Então, quem puder, peço que pague seu IPTU”, diz o prefeito, acrescentando que a decisão também vale para a Taxa de Coleta de Resíduos e Cosip (Contribuição Sobre a Iluminação Pública).

Firmino ressalta que está atento à situação atual, em que muitas pessoas estão sem trabalho ou renda, e vai estabelecer um novo prazo para aqueles contribuintes que não puderem pagar dentro do prazo atual, que é dia 31 de março.
Os contribuintes que precisarem da segunda via do IPTU 2020, assim como as guias de pagamento da Taxa de Coleta de Resíduos e Cosip, podem acessá-las por meio do endereço eletrônico: http://iptu.teresina.pi.gov.br/dsf_iptu/. Ao abrir o link, será solicitado o número de inscrição do imóvel e o código de verificação disponível na tela. A Secretaria Municipal de Finanças (Semf) disponibiliza ainda o e-mail iptu.semf@teresina.pi.gov.br para que o contribuinte possa esclarecer alguma dúvida sobre seu IPTU deste ano. No caso de esclarecimentos sobre a Taxa de Coleta ou Cosip, o endereço de e-mail é semf.gtamc@gmail.com.

A Semf decidiu ainda prorrogar por 90 dias as Certidões Negativas de Débitos atualmente válidas; a validade das Certidões Positivas com efeito de Negativas atualmente válidas; bem como os prazos para reclamações contra lançamentos tributários e demais prazos relativos a processos administrativos no âmbito da Secretaria Municipal de Finanças. Quanto aos Alvarás de Funcionamento, Licenças Sanitárias e Ambientais, a Semf estendeu o prazo, até 30 de junho, para que quem ainda não solicitou a atualização, que o faça dentro desse prazo.

Fonte: PMT

Teresina

Idoso morre após ser atropelado por caminhão na Avenida Centenário

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Um idoso identificado como Pedro Galdino dos Santos, morreu nesta terça-feira (22), após ser colhido por um caminhão, na Avenida Centenário, zona Norte de Teresina.

De acordo com testemunhas, a vítima pilotava uma motocicleta quando tentou desviar de um veículo que estava estacionado na via. Com a manobra, ele acabou perdendo o controle da moto e foi atropelado por um caminhão, que seguia no mesmo sentido.

O motorista do veículo de carga, permaneceu no local até a chegada das autoridades competentes. Ele informou que ainda tentou desviar, mas o pneu traseiro do caminhão acabou passando por cima da vítima, que teve morte imediata.

O Instituo Médico Legal (IML) foi acionado para realizar a remoção do corpo.

Continue Lendo

Teresina

Pela segunda vez, Teresina Teresina fica 24 horas sem registro de óbitos por Covid-19

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Teresina ficou, pela segunda vez, sem nenhum registro de óbitos por Covid-19. O dado é do Painel Epidemiológico da Fundação Municipal de Saúde (FMS) deste domingo, 20. O levantamento aponta 111 novos casos da doença, fazendo com que a capital piauiense chegasse a 29.966 casos e 984 mortes por infecção pelo novo coronavírus.

A médica infectologista do Centro de Operações em Emergências (COE) da FMS, Amparo Salmito, ressalta que a vigilância não pode parar. “Estamos com decréscimo quanto ao número de casos e óbitos ocasionados pela Covid-19. Mas a recomendação é vigilância total e incessante. O mundo assiste, em alguns países bem mais desenvolvidos que o Brasil, o retorno de confirmação de casos, que pode ocasionar em nova onda, como é o caso da China, Itália e Espanha e, mais recentemente, as suspeitas de possíveis reinfecções”, diz.

Ainda segundo o Painel Epidemiológico da FMS, desde o início da pandemia, 13.064 pessoas ficaram recuperadas da doença. Integram o grupo dos recuperados aquelas pessoas com Covid-19 que tiveram alta após atendimento na rede hospitalar e também as que estavam com quadro leve da doença e fizeram o tratamento em casa.

Continue Lendo

Teresina

Motociclista morre após ser colhido por carro na BR 316 em Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Reprodução/WhatsApp

Um motociclista, de 56 anos, morreu após ser colhido por um veículo de passeio na BR 316, no perímetro urbano de Teresina, próximo ao bairro Eduardo Costa, na zona Sul da capital. O acidente ocorreu na tarde desta segunda-feira (21).

Segundo informações preliminares, o motorista do carro tentou realizar uma ultrapassagem perigosa e acabou atingindo o motociclista, que seguia no sentido contrário da via.

Com a força do impacto, a vítima foi arremessada para fora da pista e teve morte imediata. O condutor do carro ainda tentou evadir-se do local do acidente, mas foi detido por populares.

A Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram acionadas para realização dos procedimentos legais.

De acordo com a PRF, o motorista afirmou que perdeu o controle do veículo, por motivos ainda não esclarecidos. Ele passou por teste de alcoolemia, que apontou resultado negativo para consumo de bebida alcoólica e foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Teresina.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat