A estimativa é que já tenha 400 casos de COVID-19 em Teresina

Teresina já deve contabilizar cerca de 400 pessoas com o novo coronavírus. A estimativa é do professor Jeferson Leite, doutor em matemática aplicada com ênfase em modelos matemáticos em epidemiologia. Durante live realizada neste sábado, nas redes sociais do prefeito Firmino Filho, a conversa foi sobre a relação entre o crescimento exponencial dos infectados e a necessidade do isolamento social no combate à Covid-19.

Os cálculos do professor foram feitos adotando o modelo conhecido como Lógica de Fuzzy e regressão não linear, levando em consideração o número de casos já registrados no mundo, no Brasil e também nos Estados vizinhos, como Maranhão e Ceará. Em todo o mundo já são mais de 1.760 milhão de casos confirmados. No Brasil, segundo os dados do Ministério da Saúde, são mais de 21 mil pessoas infectadas e mais de 1200 mortes. O Maranhão e o Ceará contabilizam mais de 340 e 1580 casos, respectivamente. Em todo o Piauí são mais de 40 casos confirmados, com 07 óbitos, sendo 36 casos em Teresina com cinco óbitos.

Segundo o especialista, o que está havendo é uma subnotificação dos casos por falta de testagem, principalmente quando se leva em consideração a proximidade geográfica com os Estados. “Baseado nessa estimativa, acreditamos que o pico da doença em Teresina se daria entre os dias 13 e 20 de maio”, pontua.

O professor Jefferson defende que é importante a manutenção das medidas de isolamento social, sobretudo quando se leva em consideração que o novo coronavírus tem capacidade de reproduzir dez vezes maior do que o N1H1, por exemplo. “As subnotificações são grandes. É muita ingenuidade achar que temos apenas os 40 casos”, disse, ressaltando ainda que a curva de achatamento só deverá começar apenas em junho.

O prefeito Firmino Filho destacou a dificuldade em realizar as testagens por falta de kits. “Essa é uma demanda de vários Estados e municípios. Não estamos conseguindo dar essa resposta de forma satisfatória”, reconhece.

Ainda durante a live, o prefeito Firmino Filho questionou sobre a avaliação de uma possibilidade de reabertura do comércio. O matemático explicou que o número de casos irá depender do percentual de isolamento que a cidade conseguir atingir, principalmente nos próximos dias.  Segundo as projeções matemáticas, se o índice de isolamento social se mantiver na média de 55%, como está apontando atualmente, teremos cerca de 4,2 mil pessoas infectadas com a covid-19. Se o número chegar em 60%, o número cai para 3,7 mil casos, podendo ficar em 2,8 mil casos, se o percentual chegar a 70%. “Matematicamente, a gente aconselha: se você puder ficar em casa, fique”, frisou Jeferson Leite.

Nesse sentido, o prefeito comentou que a Prefeitura deverá encaminhar, ainda na segunda-feira, um decreto antecipando os feriados municipais, entre eles, o do dia 16 de agosto, aniversário da cidade. A proposta é que a data seja levada para o dia 17 de abril, próxima sexta-feira. Dessa forma, se reduziria o número de pessoas circulando nas ruas. “Além desse, teremos o feriado do dia 21 de abril, o feriado de 01 de maio. Ou seja, teremos alguns dias de feriado que poderíamos ter mais pessoas em casa, evitando a circulação e propagação do vírus”, observou o prefeito.