Índice de isolamento social fica abaixo de 50% em Teresina

O índice de isolamento social de Teresina voltou a ficar abaixo dos 50%. Na última quarta-feira (22), segundo dados da startup pernambucana de georeferenciamento InLoco, a capital registrou 49% de pessoas que ficaram em casa. No feriado da última terça-feira esse percentual foi de 63%, o que mostra uma queda de 14%.

Os dados mostram que esse percentual costuma ter melhor desempenho no final de semana, sobretudo no domingo, e ainda nos feriados. Um dos melhores índices registrados foi no feriado da Sexta-Feira Santa, com 66% da população ficando em casa. No último domingo (19), esse percentual foi de 63%.

Os dados mostram ainda os índices de isolamento social por zonas da cidade. A região centro-norte apresentou o melhor desemprenho, com 49,3%; em seguida vem a região sudeste, com 47,84%. Em terceiro lugar ficou a região sul, com 47,68%; seguida da região leste da cidade, com 46,89%.

Teresina está bem abaixo do percentual mínimo de isolamento social, recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que é de 73%. Esse é o índice necessário para controlar a disseminação do coronavírus entre a população.

Os índices de isolamento são observados diariamente através de um sistema de georreferenciamento da startup InLoco, que atua em parceria com a Prefeitura de Teresina, monitorando a localização de 217 mil celulares na cidade. A empresa também utiliza ferramentas de marketing para enviar alertas para aparelhos das pessoas que moram nas regiões que mais vêm descumprindo o isolamento social.