Setut afirma que Sintetro não oficializou paralização e ameaça acionar a Justiça

O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Teresina (SETUT) afirmou que as empresas foram surpreendidas com a paralisação dos motoristas e cobradores, realizada nesta segunda-feira (27), onde 100% da frota de coletivos deixou de circular.

O Setut ainda informou que Sindicato dos Trabalhadores em Empresa de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro-PI), não oficializou a paralisação e acionará os órgãos responsáveis, para que sejam tomadas medidas cabíveis.

Leia a nota na íntegra enviada ao Portal Encarando

O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Teresina (SETUT) informa que as empresas foram surpreendidas na manhã desta segunda-feira (27) com a greve dos motoristas e cobradores.

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresa de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro-PI) não oficializou a paralisação, conforme determina a lei que também prevê, em casos de greve, a manutenção de 30% do transporte público em circulação.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a frota já estava circulando com percentual mínimo de 30%. Diante disso, o Setut acionará os órgãos responsáveis para que sejam tomadas as medidas cabíveis e a população não seja ainda mais penalizada.

O Setut esclarece ainda que não houve, até o momento, nenhum acordo entre as empresas e o Sintetro. As reuniões que ocorreram, intermediadas pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, objetivaram um acordo entre as categorias para evitar demissões no setor. Entretanto, não houve acordo desejado.