Mês de abril encerra com menor índice de isolamento em Teresina

A última quinta-feira (30) registrou queda no índice de isolamento social em Teresina, encerrando abril com 43%. Esse é o menor percentual registrado na capital nos últimos 30 dias. Na quarta-feira (29), o índice era de 55%, demonstrando queda de 12% no isolamento na capital, em 24 horas. Os números estão abaixo do percentual mínimo recomendado para diminuir a disseminação da Covid-19, de acordo com especialistas, que é de 73%.

Na quinta-feira da semana anterior, o índice registrado tinha ficado em 47%. Enquanto isso, o último boletim epidemiológico da Fundação Municipal de Saúde, divulgado nesta quinta-feira, registrou 383 casos confirmados do novo coronavirus em Teresina, com 11 óbitos. Um aumento de 62 casos em relação ao último boletim divulgado.

O prefeito Firmino Filho lamentou a queda no índice de isolamento social e pediu que a população possa cumprir as orientações para evitar aumento no número de casos. “O momento é sério, requer cautela. Infelizmente as pessoas ainda não se convenceram da gravidade da situação. O isolamento é a nossa única arma para evitar o aumento no número de casos”, pontuou.

Os índices de isolamento são observados diariamente através de um sistema de georreferenciamento de uma startup que monitora a localização de 217 mil celulares na cidade. A empresa também utiliza ferramentas de marketing para enviar alertas para aparelhos das pessoas que moram nas regiões que mais vêm descumprindo o isolamento social.

Os bairros com melhor desempenho nas taxas de isolamento são Frei Serafim, Novo Uruguai, Matinha, Areias e Brasilar, todos com percentuais entre 47,5% e 49,3%. Já os bairros Socopo, Novo Horizonte, Parque Juliana, Buenos Aires e Olarias apresentam percentuais mais baixos, variando entre 28,1% e 36,9% no índice de isolamento.

Há cerca de 40 dias, a Prefeitura de Teresina vem implantando medidas que facilitam e incentivam a permanência das pessoas em casa, como o fechamento do comércio, suspensão das aulas e de eventos com aglomerações, alterações no transporte público, além de uma série de outras medidas.