Siga as Redes Sociais

Teresina

Casos de Covid-19 crescem 2.453% em um mês, em Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Reprodução/Folha de São Paulo

O número de casos confirmados de Covid-19 em Teresina passou de 19, no dia 03 de abril, para 485 no dia 03 de maio. Esse aumento representa um percentual de 2.453% num período de 30 dias. Da mesma forma, o número de mortes causadas pela doença passou de 02 para 14, um acréscimo de 600%.

“Estamos diante de um momento muito sério. Os casos aumentaram de forma muito expressiva. Não podemos relaxar, nem achar que estamos em segurança. Não estamos. Precisamos evitar a contaminação, o contágio. A melhor maneira de fazer isso é ficar em casa, lavar frequentemente as mãos com água e sabão e só sair quando for estritamente necessário, usando máscaras”, alertou Jesus Mousinho, diretora de Atenção Especializadas da Fundação Municipal de Saúde.

A Prefeitura de Teresina tem tomado medidas para diminuir o contágio pelo novo coronavírus em toda a capital.

De acordo com pesquisa de investigação sorológica com teste para Covid-19 encomendada pela Prefeitura de Teresina, cerca de 7.690 pessoas estão infectadas pelo novo coronavírus na cidade. Os dados indicam que, para cada uma pessoa infectada na cidade, existem outras 62 não notificadas.

A pesquisa, realizada pelo Instituto Opinar, foi realizada em duas etapas. A primeira delas, entre os dias 16 e 19 de abril; e a segunda, entre os dias 24 a 26. A maior parte dos registros está na zona Leste da cidade, com 38% dos casos. A zona Sudeste vem em seguida, com 23% dos casos positivados; a zona Sul com 23% e, por último, a zona Norte com 15%.

Segundo o estudo, 54% dos casos confirmados são em mulheres. A maioria dos casos positivos, 31% deles, envolve a população com idade entre 15 e 24 anos. 23% dos confirmados têm idade entre 25 e 34 anos, 15% com idade entre 35 e 44 anos, 15% com idade entre 45 e 54 anos, 8% com idade entre 55 e 69 anos e 8% com idade acima de 70 anos.

A pesquisa leva em consideração uma população estimada em 864.845 habitantes em Teresina. Foi realizada através de visitas residenciais com 15 equipes com pesquisadores do Instituto Opinar e técnicos da Fundação Municipal de Saúde. A margem de confiança é de 95% e a margem de erro considerando a amostra das duas pesquisas é de 2,31% para mais ou para menos.

Teresina

Coronavírus: Vacinação em Teresina terá início nesta quarta (20)

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Divulgação

A Campanha de Vacinação contra a Covid-19 se iniciará em Teresina na próxima quarta-feira (20/01), dia determinado pelo Ministério da Saúde. As equipes da FMS se organizaram prontamente para saberem todos os pormenores técnicos e realizar a correta aplicação do imunizante na população alvo.

“As especificações técnicas de aplicação da CoronaVac só foram enviadas aos municípios na segunda (18), o que faz com que precisemos de um dia para repassar as informações aos profissionais que já estão capacitados e prontos para iniciar os trabalhos”, esclarece Gilberto Albuquerque, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

A equipe técnica da FMS definiu que as 11.382 doses da vacina Coronavac recebidas serão aplicadas em profissionais de saúde da rede pública e privada; idosos que estão em abrigos, deficientes e profissionais de instituições de longa permanência (asilos) nesta etapa da campanha.

Dentro do grupo ‘profissionais de saúde’ as doses serão direcionadas, prioritariamente, àqueles profissionais que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) exclusivas COVID, os que trabalham em Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) COVID, os profissionais que trabalham em urgências e emergências de hospitais, os que atuam nas alas COVID das unidades e os profissionais que trabalham no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Continue Lendo

Teresina

FMS define público-alvo da 1ª etapa da vacinação contra Covid-19 em Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

A equipe técnica da Fundação Municipal de Saúde (FMS) esteve reunida nesta segunda-feira (18) e definiu que as 11 mil doses da vacina Coronavac que chegarão à Teresina serão aplicadas em profissionais de saúde da rede pública e privada; idosos, deficientes e profissionais de instituições de longa permanência (asilos) nesta etapa da campanha.

“Nossa logística de aplicação das doses foi pensada de acordo com a quantidade que receberemos nesse primeiro momento”, diz Gilberto Albuquerque, presidente da FMS. O Ministério da Saúde recomenda que 34% das doses de cada Estado sejam destinadas para profissionais de saúde.

Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS, diz que em Teresina, as doses serão direcionadas, prioritariamente, aqueles profissionais que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) exclusivas COVID, os que trabalham em Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) COVID, os profissionais que trabalham em urgências e emergências de hospitais, os que atuam nas alas COVID das unidades e os profissionais que trabalham no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

“A FMS está fazendo todo o levantamento interno de seus profissionais que serão vacinados nesta primeira fase. E está recebendo os nomes daqueles que trabalham em unidades de saúde Estaduais e particulares. A lista de vacinados será nominal, com nome completo, cargo e unidade em que trabalham”, explica Amariles Borba.

Continue Lendo

Teresina

Dr. Pessoa suspende pontos facultativos previstos para o Carnaval 2021

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Teresina informou nesta segunda-feira (18/01), que não manterá os pontos facultativos previstos para os dias de Carnaval em seu calendário oficial. A deliberação foi anunciada após reunião com representantes do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas-PI).

Segundo o prefeito Dr. Pessoa, a resolução atende às recomendações das autoridades sanitárias da capital para o combate ao novo coronavírus (Covid-19).

“Se não vai haver carnaval, para que ponto facultativo? É uma determinação, pois se tivermos, poderemos estimular aglomerações e ainda estamos enfrentando uma pandemia”, pontuou o gestor.

Além de comunicar que não haverá paralisação das atividades do setor público, o Doutor Pessoa também solicitou aos empresários a manutenção das medidas de prevenção à doença estabelecidas nos protocolos de funcionamento do setor, como uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social entre os funcionários e clientes em seus estabelecimentos, por exemplo. “Temos que caminhar com o econômico, mas resguardando vidas”, frisou.

Tertulino Passos, presidente do Sindilojas, avaliou a medida como positiva para a economia da capital.

“A cidade irá trabalhar normalmente, todos os dias, trazendo pontos positivos para a economia e para a saúde, pois não teremos aglomeração em clubes, chácaras e sítios”, pontuou um sindicalista, que encaminhou um ofício ao executivo municipal pedindo que a medida também seja aplicada em outras datas próximas aos feriados e costumavam ser “enforcadas”.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat