Siga as Redes Sociais

Teresina

Teresina registra pior índice de isolamento social desde o início da quarentena

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) divulgou nesta quarta-feira (06), que a cidade registrou ontem (05), um índice de isolamento social de 38,9%, o mais baixo desde que o governo municipal passou a adotar as medidas restritivas de combate a aglomerações para evitar o contágio pelo novo coronavírus. A capital piauiense está tendo a pior semana desde o início do isolamento social. 

“Nos últimos sete dias, todos os índices registrados ficaram abaixo de 58%. Antes da terça-feira, os dias 30 de abril e 4 de maio haviam sido os piores, com taxas de 42,4% e 41,2%, respectivamente”, informou.

Os dados mostram também que, comparando a semana atual com a anterior, a diferença é significativa: nesta segunda-feira o percentual foi de 41,2%, marcando nove pontos a menos que na segunda anterior, que registrou 50,6%; e esta terça-feira, com 38,9%, ficou doze pontos atrás da terça passada, que contou com índice de 51,5%.

Ainda na terça-feira (05), o prefeito Firmino Filho apresentou os resultados da terceira etapa da pesquisa de investigação sorológica realizada pela Prefeitura de Teresina em parceria com o Instituto Opinar. A sondagem mostrou que a média de crescimento do número de infectados pelo coronavírus na capital é de 60% a cada semana e que a cidade já apresenta mais de 12 mil pessoas com a Covid-19.

“Se continuarmos a crescer nessa progressão, vamos chegar no final da semana próximo de 20 mil pessoas infectadas, e podemos estimar quantas teremos até o final do mês”, disse o prefeito.

De acordo com autoridades da saúde, o isolamento social é a principal ferramenta de combate ao vírus e o percentual mínimo recomendado para diminuir o contágio é 73%, um número ainda muito distante dos percentuais observados em Teresina.

“Recebi os dados sobre a taxa de isolamento desta terça e vi que foi a pior da quarentena, com 38,9%. Espero que as pessoas que estejam desrespeitando as recomendações saibam da responsabilidade que elas têm com as consequências dessa queda. Muitos estão preocupados em querer salvar empresas, mas se buscarem só isso vão terminar matando pessoas. É necessário que se tenha a consciência com relação a esse fato”, comentou Firmino Filho.

De acordo com projeções feitas previamente pelo professor doutor em Matemática Jefferson Leite, o pico da Covid-19 em Teresina acontece no mês de maio, fazendo desse um momento crucial na guerra contra o coronavírus.

“A Prefeitura vai continuar a endurecer as medidas para o isolamento. Temos que reafirmar nosso compromisso com a vida. Peço a todos que façam uma reflexão e que tenhamos consciência do desafio que estamos enfrentando. Compromisso com a vida significa compromisso com o isolamento no presente”, finalizou o prefeito.

Os índices de isolamento são observados diariamente através de um sistema de georreferenciamento da startup InLoco, que atua em parceria com a Prefeitura de Teresina, monitorando a localização de smartphones na cidade.

Teresina

Concurso para Câmara de Teresina será em 14 de março

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

As provas objetiva e discursiva do Concurso Público da Câmara Municipal de Teresina, foram marcadas e deverão ser aplicadas no dia 14 de março de 2021. O horário e local serão informados por meio do Cartão de Informação do Candidato a partir do dia 3 de março, no site do Instituto AOCP, instituição organizadora do certame.

Inicialmente, a prova estava prevista para o final do ano passado, mas em virtude das medidas adotadas em razão da epidemia da Covida-19, o COE/PI (Centro de Operações Emergenciais em Saúde Pública do Piauí) adiou a realização no decorrer de 2020 e deixou para a data ser remarcada neste ano.

ACESSE AQUI E ACESSE A RETIFICAÇÃO

O Instituto AOCP, em conjunto com a Câmara, estudou o controle da pandemia no Estado, bem como decretos e legislações pertinentes para a melhor decisão quanto a confirmação da aplicação.

Na data da prova, todas as medidas cabíveis com relação a segurança do candidato serão adotadas, respeitando as exigências dos órgãos de Saúde, assim como uso obrigatório de máscaras, distanciamento devido entre as mesas das pessoas, distribuição de cartazes com orientações nos locais e demais ações pertinentes ao assunto.

O Instituto tem disponível em seu site um Protocolo de Biossegurança.

É importante que o candidato fique atento ao canal oficial de divulgação para ficar inteirado de todos os processos.

O concurso, ao todo, oferece nove vagas, entre elas, a de Assistente Legislativo, que requer Nível Médio, e os demais cargos são de Nível Superior nas áreas jurídicas e de informática: Analista de Informática, Assessor Jurídico Legislativo e Procurador.

Continue Lendo

Teresina

Contratos de imóveis alugados pela Prefeitura de Teresina serão revisados

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Teresina informou nesta quarta-feira (20/01) que está reavaliando contratos de aluguéis e a organização da estrutura física dos órgãos responsáveis pela gestão da capital.

De acordo com o prefeito, Dr, Pessoa (MDB), a iniciativa visa a redução de custos para o funcionamento da administração pública municipal, a

“A finalidade é a contenção das despesas, diminuindo a quantidade de prédios alugados, tendo uma condensação maior das secretarias sem prejudicar o bom funcionamento da máquina pública”, explicou Pessoa.

Nesta quarta-feira (20/01), o gestor visitou a sede da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (Arsete), na zona Leste. A estrutura de dois pisos com custo mensal acima dos R$ 25 mil deve dividir espaço com outras pastas.

“É um dos prédios que estamos vendo se há capacidade para acomodação de, pelo menos, outras duas secretarias”, pontua o chefe do executivo municipal, que ainda pretende renegociar valores de edifícios alugados para o município.

Além da Arsete, outros órgãos como a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC) e a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) não funcionam em sede própria e serão realocadas para um novo espaço de menor custo gerando economia para o município.

Continue Lendo

Teresina

Coronavírus: Vacinação em Teresina terá início nesta quarta (20)

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Divulgação

A Campanha de Vacinação contra a Covid-19 se iniciará em Teresina na próxima quarta-feira (20/01), dia determinado pelo Ministério da Saúde. As equipes da FMS se organizaram prontamente para saberem todos os pormenores técnicos e realizar a correta aplicação do imunizante na população alvo.

“As especificações técnicas de aplicação da CoronaVac só foram enviadas aos municípios na segunda (18), o que faz com que precisemos de um dia para repassar as informações aos profissionais que já estão capacitados e prontos para iniciar os trabalhos”, esclarece Gilberto Albuquerque, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

A equipe técnica da FMS definiu que as 11.382 doses da vacina Coronavac recebidas serão aplicadas em profissionais de saúde da rede pública e privada; idosos que estão em abrigos, deficientes e profissionais de instituições de longa permanência (asilos) nesta etapa da campanha.

Dentro do grupo ‘profissionais de saúde’ as doses serão direcionadas, prioritariamente, àqueles profissionais que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) exclusivas COVID, os que trabalham em Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) COVID, os profissionais que trabalham em urgências e emergências de hospitais, os que atuam nas alas COVID das unidades e os profissionais que trabalham no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat