Maioria dos confirmados com Covid-19 são de jovens adultos em Teresina

Segundo o Painel Covid-19 Teresina, a maioria dos casos confirmados de novo Coronavírus na capital são de adultos jovens na faixa etária de 30 a 39 anos, que somam 449 casos. Em segundo lugar, vêm pessoas na faixa etária de 40 a 49 anos, com 284 casos confirmados. Os jovens de 20 a 29 anos ocupam o terceiro lugar de casos confirmados, com 229 confirmações.

O boletim epidemiológico de Covid-19 deste domingo (24) mostra que Teresina alcançou 50 mortes pela Covid-19. A cidade registrou também 63 novos casos da doença, totalizando agora 1.771 casos positivos. “Estamos chegando ao momento mais crítico da pandemia em Teresina. Não é oportuno nós ampliarmos o funcionamento de atividades comerciais. Estamos realizando pesquisas de investigação sorológica e elas mostram expansão significativa da quantidade de pessoas positivadas na cidade”, afirma o Manoel de Moura Neto, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

De acordo com o Censo Hospitalar da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Teresina possui hoje (25) 72,63% dos leitos de UTI destinados ao atendimento de pacientes mais graves de Covid-19 ocupados. Os dados consideram os leitos das redes municipal, estadual, filantrópica e privada existentes na capital.

Mesmo com o feriado prolongado no final de semana e o lockdown parcial decretado em todo o Piauí ontem (24), o índice de isolamento social em Teresina ficou em 56,7%, muito distante dos 73% recomendado pelos órgãos de saúde para conter a disseminação do novo Coronavírus. O bairro com mais casos da Covid-19 na cidade é o Itararé, zona sudeste, com 73 casos confirmados.