Prefeitura lança 'Guarda Maria da Penha' para atender mulheres em situação de violência

Os números de violência contra a mulher se tornou crescente durante o período de pandemia, e o isolamento social se transformou em uma barreira para enfrentamento a esse tipo de crime. Com base nisso, a Prefeitura de Teresina lançou, nesta sexta-feira (29), o serviço ‘Guarda Maria da Penha’, disponibilizando uma equipe da Guarda Municipal, exclusivamente para fazer o monitoramento das medidas protetivas a 57 mulheres acompanhadas pelo Centro de Referência Esperança Garcia.

“Estamos no meio dessa grave crise epidêmica e, infelizmente o seu mais importante instrumento de enfrentamento, que é o isolamento social, tem permitido o aumento da violência contra a mulher. Além do apoio do Centro de Referência Esperança Garcia, estamos oferecendo também o serviço da Guarda Maria da Penha, reforçando o trabalho de enfrentamento desse tipo de violência”, disse o prefeito de Teresina, Firmino Filho.

A iniciativa será coordenada pela Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas Para Mulheres (SMPM). A equipe é composta por dois guardas: um homem e uma mulher, que foram capacitados para a realização do trabalho.

“O acompanhamento será feito de forma sistemática, com visitas diárias às residências das mulheres assistidas pelo serviço”, explicou a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Macilane Gomes, ressaltando que, inicialmente, serão acompanhadas pela Guarda apenas aquelas mulheres que tiveram a decisão judicial de medida protetiva homologada antes do período de isolamento.

O secretário da Semcaspi, Samuel Silveira, afirma que o projeto é mais um importante instrumento de proteção às mulheres, principalmente nesse momento de isolamento social causado pela pandemia, onde os casos de violência têm se intensificado. “Com a implantação da Guarda Municipal Maria da Penha, estamos ampliando a rede de proteção às mulheres para reduzir os índices de violência doméstica na capital e também construir práticas educativas de respeito e proteção aos direitos das mulheres”, disse.

Desde o início do isolamento social, o Centro de Referência Esperança Garcia modificou sua forma de atendimento às mulheres. A maioria daquelas que precisam de ajuda passou a utilizar o WhatsApp para buscar orientações ou fazer denúncia. “É uma situação em que a mulher está junto com o agressor e o contato pelo WhatsApp facilita essa conversa, essa busca por informações e formas de denúncias”, ressaltou a coordenadora do Centro, Roberta Mara.

O Centro de Referência Esperança Garcia (CREG) atende mulheres em situação de violência em Teresina, oferecendo assistência social, psicológica e jurídica. Durante o período de isolamento, a unidade realiza atendimentos por ligações ou via Whatsapp pelo telefone: (86) 9 9416-9451, de segunda à sexta, das 8h às 14h.

Veja também informações das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher

DELEGACIA DE FLAGRANTE DE GÊNERO

Rua Coelho de Resende, S/N, Centro/Sul, Teresina-PI. Telefones: (86)3216-5038/ (86)3216-5042

DELEGACIA DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA MULHER – CENTRO

Telefone: (86)3222-2323

DELEGACIA DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA MULHER – SUDESTE

Telefone: (86)3216-1572

DELEGACIA DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA MULHER – NORTE

Telefone: (86) 3225-4597